As cidades com a maior proporção de cargos de confiança
Nos últimos dez anos, 133,7 mil pessoas conseguiram um emprego na administração pública municipal sem, no entanto, passar por um processo de seleção como concurso público.
Isso significa que, a cada ano, as cidades brasileiras empregaram cerca de 13 mil pessoas para os chamados cargos comissionados ou de confiança.
Essas vagas funcionam como elemento chave nas alianças partidárias. Isso porque os partidos conseguem negociar algumas indicações que sejam convenientes ao bloco.
O problema é que os cargos de confiança acabam ocupando as vagas dos concursados e a prática tende a aumentar a fila de espera de quem prestou a prova.
De acordo com novos dados da pesquisa Perfil dos Municípios Brasileiros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Aruanã (GO) é a cidade com a maior proporção de cargos comissionados em 2015.
No município, 278 servidores escaparam do processo seletivo – o número representa quase 65% de todos os funcionários.
A pesquisa ainda mostra que das 30 cidades com a maior taxa de servidores sem concurso, 19 estão reunidas no estado de Goiás.
Via: Exame
Nenhum comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.