quinta-feira, 14 de abril de 2016

Após 14 anos, Brasil pode ficar sem top 3 na 1ª fase da Libertadores

Se no início do ano muitos apontavam os brasileiros como francos favoritos em seus respectivos grupos da Libertadores, hoje a situação é diferente. É grande a chance que nenhum time do país termine entre as três melhores campanhas da fase de grupos, o que na teoria garante rivais mais acessíveis nas oitavas de final.

Atlético Nacional-COL e Pumas-MEX já não podem ser alcançados por brasileiros. Para também ser top 3, basta para o Toluca empatar com o Grêmio na última rodada do grupo 6. A esperança nacional passa por uma derrota do Toluca e triunfos de Corithians e Atlético-MG na jornada derradeira de suas chaves. 
A falta de um brasileiro em alguma dessas posições não acontece desde 2002, quando elas foram dominadas novamente por mexicanos: o América-MEX terminou em primeiro, seguido pelo compatriota Monarcas Morelia e o argentino Boca Juniors.
À época, o São Caetano, que chegaria à final e seria vice-campeão da Libertadores diante do Olímpia-PAR, foi o brasileiro melhor colocado, apenas em quarto. Assim, ele pôde enfrentar o quarto pior time da fase de grupos nas oitavas de final, a Universidad Católica-CHI.
De lá para cá, as três melhores campanhas sempre foram comuns a, ao menos, um brasileiro. O melhor rendimento dos times nacionais foram em 2003, 2004 e 2012, quando eles deixaram o pódio "verde e amarelo". Primeiro, com Corinthians, Santos e Paysandu; depois, Santos São Paulo e Cruzeiro; por último, Fluminense, Corinthians e Santos.

Fonte: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.