De acordo com um estudo realizado pela Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura na América Latina – o desempenho dos estudantes brasileiros melhora quando seus pais acompanham o processo educativo. Por outro lado, quando os pais fazem as tarefas escolares pelos filhos ou não incentivam os filhos a estudar, o desempenho cai vertiginosamente.
Por meio desta pesquisa, percebemos o quanto é importante a participação ativa dos pais na educação dos filhos. Veja de que maneiras você pode acompanhar e melhorar a performance escolar de seu pequeno em 9 passos:
1. Converse sempre com seu filho
Pergunte ao seu filho sobre a escola, como foi o dia dele, o que aprendeu, como são seus coleguinhas. Pergunte a ele o que ele gosta e não gosta na escola. Deixe que ele expresse as ansiedades, alegrias ou frustrações do dia a dia escolar. Dê apoio e encoraje-o, dando conselhos quando necessário, e também elogiando seu esforço, quando ele merecer.
Lembre-se, porém, que as crianças geralmente sentem-se cansadas ou com fome quando chegam da escola, e podem ficar irritadas se você fizer muitas perguntas. Se esse for o caso, espere e esteja disponível para quando seu filho quiser conversar.
2. Demonstre interesse pelos estudos
Fique em contato com o professor de seu filho. Saiba o e-mail dele ou o telefone para comunicar-se sempre que necessário. Isso deixará você mais seguro e também fará com que o professor fique mais à vontade para conversar com você quando precisar.
3. Incentive seu filho a obter um bom desempenho
Uma das formas mais importantes através da qual os pais podem ajudar na performance escolar de seu filho é confiar na capacidade dele. Isso não significa que ele deve ser o melhor aluno da escola. Ao invés disso, deixe-o saber que você espera que ele dê o seu melhor. Deixe também que ele ouça você elogiá-lo para outras pessoas. Assim, tanto ele quanto você ficarão orgulhosos.
4. Estabeleça uma rotina de estudos
Estipule um horário fixo para seu filho organizar a mochila, trocar-se e fazer as lições de casa. Isso fará com que ele adquira esse costume, e aceite melhor suas obrigações.
5. Cultive hábitos saudáveis
Seu filho precisa estar bem para ter um bom desempenho. Para tal, ele precisa desenvolver práticas saudáveis em casa. Isso inclui dormir pelo menos 8 horas por dia, tomar um bom café da manhã, almoçar e jantar bem. Encoraje a prática de exercícios físicos, e limite os horários de jogos eletrônicos, redes sociais e televisão.
6. Incentive seu filho a ler
Ler é abrir as portas para todo tipo de conhecimento. As crianças seguem o exemplo dos pais. Leia para seu filho. Estimule-o a ouvir e/ou ler livros. Mostre a ele o quanto ler é divertido! Se seu filho prefere ficar brincando no tablet ou computador ao invés de ler, uma dica interessante é oferecer para ele uma biblioteca virtual. Entenda como funcionam!
7. Guarde cada coisa em seu lugar
Tenha um cantinho separado no qual seu filho deve guardar a mochila, uniforme e materiais escolares. Ensine-o a zelar pelos itens que ele usa na escola. Reserve também um local organizado onde ele poderá fazer as lições de casa com tranquilidade.
8. Mantenha-se atualizado sobre as atividades escolares
Verifique o site da escola de seu filho. Compareça às reuniões de pais e mestres, feiras escolares, festas etc. Cheque regularmente os cadernos de seu filho. Acompanhe a evolução dele e suas lições de casa. Verifique se há recados na agenda escolar.
9. Compartilhe o momento da lição de casa
As crianças gostam de ter os pais presentes quando elas fazem seus deveres escolares. Você pode aproveitar esse tempo para fazer suas contas mensais. Sente-se ao lado de seu filho, apoiando – o, porém nunca fazendo as atividades por ele. Se ele errar algo, não o critique. Ao invés de dizer: “Isso está errado”, diga algo como: “Acho que não é bem isso”. Ajude-o e estimule-o a tentar novamente.
Via: Elefante Letrado - R 7
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.