sábado, 30 de abril de 2016

Dilma prorroga Mais Médicos e profissionais poderão atuar por mais 3 anos

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira (29) que 71% dos profissionais do programa Mais Médicos precisariam ser substituídos até o final deste ano e agora, com a Mais Médicos.2 poderão atuar por mais três anos. Segundo ela, a nova etapa do programa vai beneficiar a população imediatamente.
"Estamos de olho no interesse da população." De acordo com ela, pouco mais de 7 mil médicos que chegaram ao Brasil na primeira etapa do programa teria de encerrar suas atividades no País. "Nada mais justo fazer uma MP que garanta um horizonte mais adequado. Sabemos que não há profissionais formados no Brasil em número suficiente. E mais grave do que isso, a maior parte das vagas está em áreas remotas. Daí a importância de ter esses médicos com permanência garantida no Brasil. A MP representa a continuidade dos mais médicos. Agimos preventivamente para que nosso povo continue recebendo a atenção necessária", disse.
De acordo com a presidente, há ainda um caminho a percorrer. Ela disse ser necessário ampliar as vagas em escolas de medicina e de residência. "Os resultados que vamos colher no futuro serão muito importante. Ouso dizer que serão extraordinários." Ela pediu que se apressasse a autorização de 39 escolas, que estão pendentes em razão de avaliação no Tribunal de Contas da União.
Dilma disse ainda ter recebido ajuda de prefeitos e governadores para o sucesso do Mais Médicos e que a parceria com eles foi fundamental. "Será preciso fazer mais nos próximos anos."
Dilma lembrou que seu governo ampliou os recursos em investimentos de infraestrutura, com destinação de R$ 5,8 bilhões para obras de reforma, ampliação e construção de postos. Uma das maiores críticas, disse, foi a de que não haveria instrumentos nessa área. Ela que isso era uma meia verdade. A presidente foi interrompida, neste momento, por gritos da plateia de "Fora Cunha".



Fonte: IG

Entenda a importância do índice glicêmico dos alimentos


Você já ouviu falar em índice glicêmico (IG) de um alimento? O nome até pode parecer complicado, mas isso pode ajudar – e muito – no sucesso de sua dieta e, consequentemente, em sua perda de peso.

Popularmente conhecido como “IG”, o índice glicêmico é um fator utilizado para comparar os carboidratos em relação à capacidade de aumentar o nível de glicose (açúcar) no sangue (glicemia). Quando consumimos carboidratos de alto índice glicêmico, o sangue recebe elevadas quantidades de açúcar em um pequeno intervalo de tempo. Isso promove um pico de insulina no organismo e, por consequência, o apetite aumenta. Já quando consumimos carboidratos de baixo índice glicêmico, o sangue recebe menos açúcar no mesmo espaço de tempo, afastando esse pico de insulina e reduzindo o apetite.

O IG dos alimentos é classificado como baixo, moderado ou alto, seguindo uma escala que vai até 100. Segundo a nutricionista do HCor (Hospital do Coração), Camila Torreglosa, a classificação do índice glicêmico tem como referência um valor base de aumento da glicemia após o consumo de 50 gramas de açúcar ou pão. Desta forma, alimentos com índice glicêmico menor ou igual a 60 são classificados como “baixos”. Já os alimentos com índice glicêmico entre 70 e 99 são "moderados" e os acima de 100 são considerados "altos".

“Os carboidratos de baixo índice glicêmico são menos calóricos, têm mais fibras e também garantem energia. Já os carboidratos de médio e alto índice glicêmico contribuem para o aumento de peso”, esclarece.

Entretanto, o índice glicêmico de um alimento não é fixo: ele varia de acordo com a forma de consumir e preparar um alimentos (fruta ou suco, por exemplo), da escolha dos acompanhamentos e da hora que esse alimento foi saboreado.

De acordo com a médica nutróloga e especialista em emagrecimento da Clínica Slim Form de SP, Ana Luisa Vilela, é possível reduzir as calorias em 50% e deixar o índice glicêmico dos alimentos 30% menor. Para isso, é preciso saber fazer combinações inteligentes. E isso vale até mesmo para alimentos como o arroz, macarrão e pão (com alto índice glicêmico).

Segundo Ana Luisa, se o prato do dia for macarrão, o indicado é adicionar molho de tomate fresco, abobrinha e berinjela na receita. Para o arroz branco, ela aconselha brócolis e/ou couve flor como acompanhamento. Caso a refeição for um sanduíche de hambúrguer, a médica aconselha colocar alface, tomate, pepino, cenoura ralada e rúcula. Já se o dia pedir uma cervejinha, a nutróloga recomenda dois copos de água com gás para cada copo de cerveja.

Conheça o índice glicêmico de alguns alimentos:

ALTO: açúcar (todos os tipos), doce de leite, compota de fruta, leite condensado, chocolate, chocolate em pó, bolos simples e recheados, biscoitos doces recheados, macarrão, arroz branco e batata.


BAIXO: aveia, pão integral, laranja com bagaço, maçã e pera com casca, morango, ameixa fresca, kiwi, pêssego, melancia, hortaliças, pepino, tomate, castanhas, leite e iogurte natural, feijão, lentilha, grão de bico, soja, carne bovina, peixe e frango.




Via IG Saúde

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Ação rápida da PM frustra roubo de vagões em Alto Taquari

Sacos encontrados com os suspeitos – Foto: Divulgação
A Polícia Militar de Alto Taquari prendeu na madrugada desta sexta-feira (29), quatro suspeitos de planejarem roubar produtos de um vagão da Rumo/All Logística que estavam parados nas proximidades de Alto Taquari. A polícia foi acionada por um funcionário responsável pela segurança da empresa.
Os suspeitos foram levados à delegacia de polícia. Eles foram identificados como Carlos Cristian Campos Costas, 25 anos; Arthur Gomes Assis, 21 anos; Jhonatan Alves da Cunha, 19 anos e Nilton Garcia Simas, 36 anos, todos moradores de Alto Araguaia.
“Quando chegamos ao local foi dada a voz de prisão e foi feito a varredura do local e constatamos que haviam muitos sacos plásticos vazios, que provavelmente serviria para colocar os grãos que seriam roubados das ações, em seguida, foi dada a voz de prisão aos quatro homens”, disse um dos policiais.
O Boletim de Ocorrência foi lavrado sob o nº2016.143039.

Fonte: Agora MT/Aparecido Marden

Após sofrer ofensas racistas, Adélia presta queixa em delegacia do RJ

Adélia Soares esteve na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, na zona norte do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (29), para prestar queixa depois de ser vítima de ataques racistas em suas redes sociais.
A ex-BBB foi vítima de comentários preconceituosos em seus perfis na web e chegou a ser chamada de “macaca” por alguns dos internautas.
"Aguentei muita coisa calada, mas as injúrias me fortaleceram para brigar por essa causa. Antes, eu apagava os comentários, tinha vergonha de expor esse conteúdo na internet, mas como mulher, advogada e negra não posso me calar", disse em comunicado oficial.
E completou: "Hoje, que estou exposta na mídia, percebo a força que temos para lutar contra esse tipo de intolerância".

Fonte: MSN

Contribuintes têm até hoje para entregar declaração do Imposto de Renda

Termina hoje (29) o prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2016. A Receita alerta que os contribuintes devem ficar atentos quanto ao horário. O serviço de recepção das declarações será interrompido às 23h59min59s, horário de Brasília.
O programa gerador da declaração para ser usado no computador pode ser baixado no site da Receita Federal. O órgão liberou um Perguntão, elaborado para esclarecer dúvidas quanto à declaração referente ao exercício de 2016, ano-calendário 2015.
O aplicativo do Imposto de Renda para dispositivos móveis (tablets e smartphones) está disponível nos sistemas Android e iOS, da Apple. Os aplicativos podem ser baixados nas lojas virtuais de cada sistema.
Quem perder o prazo de entrega estará sujeito a multa de R$ 165,74 ou de 1% do imposto devido por mês de atraso, prevalecendo o maior valor. A multa máxima pode chegar a 20% do imposto devido.
Cerca de 28,5 milhões de contribuintes deverão enviar à Receita Federal a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física em 2016.
A estimativa é do supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir. O número representa crescimento de 2,1% em relação aos 27,9 milhões de documentos entregues no ano passado.
Fonte: MSN

Pesquisa associa vírus da zika com doença neurológica em Pernambuco

Uma pesquisa realizada pelo Hospital da Restauração, no Recife, descobriu a associação entre o vírus da zika e a encefalomielite aguda disseminada (Adem, na sigla em inglês). Dos 180 pacientes examinados pela equipe da chefe do serviço de Neurologia da unidade de saúde, Maria Lúcia Brito Ferreira, oito apresentaram resultado positivo. A doença é uma síndrome autoimune que causa inflamação no sistema nervoso central.

O estudo reuniu esses 180 casos de manifestações variadas de problemas neurológicos provocados por arboviroses de dezembro de 2014 a março deste ano. Desse quantitativo, 60 pacientes desenvolveram a Síndrome de Guillain-Barré e 30 apresentaram encefalite, Adem ou mielite.

"Sem dúvida há relação com as doenças com o vírus da zika. Claro que não podemos esquecer os outros vírus como chikungunya e dengue, mas especificamente esses casos chamaram a atenção da literatura, que foram os primeiros casos confirmados", citou Lúcia Brito.
O diagnóstico foi definido a partir de exames clínicos e laboratoriais, além de ressonância magnética. Os pacientes com a Adem apresentam irritação, sensação de angústia e queixa de fraqueza no corpo, além de dificuldade motora e de visão. "A encefalomielite aguda disseminada é um quadro mais complexo. O paciente apresenta alteração do nível de consciência. Ou seja, ele pode entrar em coma”, ressalta a médica.
Dos oito pacientes, dois continuam com sequelas da doença quase um ano após desenvolver a doença. “É uma criança com défice motor e um adulto com dificuldade motora e alteração da visão”. Lúcia Brito ainda adiantou que 20 a 30% dos pacientes permanecem com sequelas da Adem mesmo após o tratamento. O próximo passo da equipe médica é acompanhar esse contigente estudado para ver se surge alguma reação diferente.

Fonte: G 1

Jornal: ex-vice da Caixa afirma que Cunha recebeu propina


O ex- vice-presidente da Caixa Fábio Cleto confirmou que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), seu padrinho político, recebeu pagamentos de propina em troca da liberação de verbas do fundo de investimentos do FGTS, segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo nesta sexta-feira (29).

De acordo com a Folha, Cleto confirmou em relatos preliminares para uma possível delação premiada que Cunha cobrou R$ 52 milhões em propina da construtora Carioca Engenharia em troca da liberação de recursos para projeto do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, que tem relação com os Jogos Olímpicos de agosto.


Cleto, que foi indicado por Cunha para o cargo, passou a negociar um acordo de delação premiada com as autoridades da operação Lava Jato após ser alvo de mandado de busca e apreensão da PF em dezembro, pouco após ser exonerado, segundo o jornal.



Fonte: Terra

Concurso público da Defensoria de MT recebe inscrição até domingo (1º)

Circuito MT
A Defensoria Pública de Mato Grosso recebe até domingo (1º) as inscrições do concurso público para preencher 20 vagas para o cargo de defensor público substituto. O salário inicial é de R$ 19,9 mil. A data prevista para a realização da primeira fase é dia 12 de junho.
Para ver o edital, clique aqui.
As inscrições para o concurso podem ser feitas no site da Universidade Federal de Mato Grosso, com taxa de R$ 250.
O certame será realizado pela UFMT e dividido em cinco fases: prova escrita objetiva, escrita dissertativa, prova oral de arguição, oral de tribunal e prova de títulos.
O último concurso para defensores público em Mato Grosso foi realizado em 2009. Na época, 3.047 candidatos tiveram as inscrições deferidas, gerando concorrência de 121 candidatos por vaga.
Para concorrer à vaga é preciso ter graduação em direito e inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Fonte: G1

Cuidado, exercícios abdominais podem prejudicar a saúde

Os exercícios abdominais são frequentemente utilizados com o propósito de tonificar a musculatura do abdômen e ajudar a evitar o acúmulo de gordura na região. A prática já é tão comum que está enraizada nas academias e centros esportivos. A comunidade científica, porém, passou a questionar a segurança e a eficácia desse tipo de atividade.
Os pesquisadores investigam se a realização de abdominais é realmente a responsável pelatonificação da barriga ou se este seria resultado de uma alimentação balanceada e atividades aeróbicas. Além disso, há estudos que buscam compreender se os riscos associados à prática não superariam seus benefícios.

Exercícios abdominais: entenda os possíveis riscos

Uma pesquisa realizada no ano de 2011 em Illinois, nos Estados Unidos, trouxe um dos primeiros indícios de que fazer apenas exercícios abdominais – e não aeróbicos – não faz diferença alguma notônus muscular. A experiência reuniu dois grupos: um fazia abdominais diariamente, enquanto o outro apenas assistia.
Depois de seis semanas, os especialistas fizeram medições detalhadas em cada voluntário. O resultado? Não se observou diferença na circunferência da cintura ou na quantidade de gordura na barriga entre os integrantes de ambos os grupos.
A pergunta que fica desde então é se os exercícios abdominais são realmente necessários. A resposta ainda não é definitiva. Em contraponto ao estudo conduzido em Illinois, há uma sistemática de pesquisas que apontam para vantagens proporcionadas por atividades desse tipo: maior flexibilidade e melhora da força muscular seriam algumas delas.
Ficou na dúvida? De acordo com um levantamento realizado na Universidade de Waterloo, do Canadá, o ideal é buscar outras alternativas. Principalmente porque, segundo as evidências, os exercícios abdominais poderiam prejudicar a coluna.
O Stuart McGill, condutor da pesquisa e professor de biomecânica da coluna, é quem chegou à conclusão. Ele fez dezenas de estudos de laboratório com o uso de cadáveres de porcos. Suas colunas eram flexionadas repetidamente, de maneira semelhante ao movimento de atividades abdominais.
Depois da experiência, ele percebeu que os discos na coluna das cobaias ficaram comprimidos. Em um ser humano, isso poderia causar pressão nos nervos e hérniasMcGill escolheu porcos por terem uma estrutura semelhante à humana.
Ainda assim, é válido lembrar que o pesquisador flexionou exaustivamente a coluna dos animais. Em um treino, no entanto, é comum que existam intervalos entre uma série e outra. Ou seja, a diferença estaria na forma de praticar o exercício.
Além disso, a genética também pode ter relação com o fato dos abdominais prejudicarem ou não a coluna. Segundo uma pesquisa da Universidade de Alberta, também do Canadá, fatores genéticos correspondem a até 75% das diferenças entre as pessoas que sentem dores nas costas e aquelas que não sofrem desse incômodo.
De modo geral, portanto, ainda não é possível afirmar se os exercícios fazem ou não bem à saúde. De qualquer modo, é sempre válido ter cuidado na hora da execução e contar com acompanhamento profissional.
Fonte: Terra

Após desabafo, Celso Portiolli discute com Magrão nos bastidores do SBT

Divulgação
O clima anda pesado nos bastidores do SBT. O desabafo de Celso Portiolli nas redes sociais, no último sábado (16), não caiu bem na emissora.


Ele deixou claro que não está satisfeito com os rumos que o "Domingo Legal" tomou, disse que não tem autonomia para mexer em nada e assustou os fãs revelando que pretende deixar o programa daqui 18 meses.

Com tudo isso, a relação do apresentador com o diretor Roberto Manzoni, que já não era das melhores, azedou de vez.

Segundo fontes, eles protagonizaram uma séria discussão após o "Domingo Legal" do último fim de semana. Na conversa, Portiolli foi questionado sobre suas atitudes nas redes sociais e levou uma bronca de Magrão. Em contrapartida, Celso expôs novamente sua insatisfação com a atração e suas tentativas fracassadas de implantar ideias. O clima pesou.

Para Magrão, o desabafo de Celso Portiolli soou como uma tentativa de prejudicá-lo com a direção da emissora. "Agora a relação é somente profissional", disse uma fonte.

Nos bastidores, o desentendimento entre eles já era conhecido, mas nunca levado ao público. Um exemplo foi em março deste ano, quando o apresentador sugeriu uma matéria com Lorena Reginato, menina que retirou um tumor no cérebro e criou um canal no YouTube. Magrão não topou, o que teria irritado Portiolli, que viu sua pauta dias depois em outras emissoras.

A direção do SBT já demonstra preocupação com os últimos acontecimentos nos bastidores e deve chamar Celso para uma conversa.


Procurada pelo NaTelinha, a assessoria de imprensa da emissora negou as informações: "Não é verdade. O clima entre eles é excelente e não houve discussão, pura especulação. Agora mesmo estão gravando o 'Sabadão' num clima descontraído".


Fonte: Na Telinha

MEC altera forma de avaliação do ensino superior

O Ministério da Educação (MEC) anunciou uma reformulação na forma de avaliação dos cursos e instituições de ensino superior.
Novos indicadores serão criados e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também será utilizado. O novo sistema substituirá o atual, que vigora desde 2007.
Hoje as instituições de ensino superior públicas e particulares são avaliadas e reguladas de acordo com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
As avaliações servem, por exemplo, como critério para participação em programas como o Financiamento Estudantil (Fies).
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), prova realizada pelos estudantes, é o fator de maior peso na avaliação e corresponde a 70% do Conceito Preliminar de Curso (CPC), usado para calcular o Índice Geral de Cursos (IGC).
A instituição, que não alcançar um conceito mínimo, pode sofrer sanções e até deixar de funcionar.
O CPC e o IGC serão substituídos por novos indicadores, o Índice de Desempenho dos Cursos (IDC) e o Índice de Desempenho Institucional (IDI), respectivamente.
O IDC levará em conta as notas dos alunos no Enade, mas também critérios como taxas de conclusão, permanência e desistência dos estudantes, além do desenvolvimento dos professores (titulações, regime de trabalho e permanência nos cursos de graduação).
Já o IDI, que vai considerar a avaliação do ensino, pesquisa e atividades de extensão desenvolvidas pelas instituições de ensino.
Este indicador também levará em conta o resultado dos estudantes no Enem e do Enade, com a intenção de medir o que o estudante aprendeu e agregou de conhecimento na instituição de ensino.
"Às vezes, a instituição pegou um aluno em um padrão melhor que outra e o que agregou de conhecimento é muito pouco diante daquilo que outra instituição, que pegou aluno com nível muito mais baixo, mas elevou no final. Estamos avaliando o quanto o estudante cresceu naquele curso, o quanto ele aprendeu", disse Aloízio Mercadante, ministro da educação, durante o anúncio.
Fonte: Exame

Ministro do TSE manda PT devolver R$ 7 milhões aos cofres públicos

Presidente atual do PT - Rui Falcão
O ministro Luiz Fux, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou nesta quinta-feira (28) que o PT devolva aos cofres públicos R$ 7.013.722,05 milhões por causa de irregularidades na prestação de contas de 2010.
A Corte não analisou os gastos de campanha da presidente Dilma Rousseff, mas somente os recursos recebidos do Fundo Partidário para a manutenção do partido.
Na última terça (26), o TSE também mandou o PSDB devolver R$ 1,109 milhão por problemas na apresentação de notas fiscais dos gastos naquele ano. Foram encontrados documentos ilegíveis e despesas não explicadas, por exemplo, mas sem dolo (intenção de cometer ilícitos).  No caso do PT, o Ministério Público apontou 57 irregularidades na aplicação do Fundo Partidário. As contas foram aprovadas com ressalvas, mas a defesa do partido poderá recorrer da decisão de Fux ao plenário do TSE.

O partido ainda não se manifestou oficialmente. Um dos advogados que representa a legenda na prestação de contas, Breno Bergson, informou que deverá recorrer.

Entre as irregularidades encontradas, está o uso de recursos públicos do Fundo Partidário para quitar uma dívida de R$ 1,3 milhão com o Banco Rural. No julgamento do mensalão, em 2012, ficou provado que o empréstimo contraído do banco pelo partido era “fictício” e foi uma das fontes de recursos para pagar parlamentares em troca de apoio político ao governo.

No caso do PT, o Ministério Público apontou 57 irregularidades na aplicação do Fundo Partidário. A defesa do partido poderá recorrer da decisão de Fux ao plenário do TSE.

No ano passado, o TSE chegou a aplicar multa ao PT no valor de R$ 4,9 milhões, ao desaprovar as contas de 2009 do partido, por irregularidades na arrecadação e nos gastos realizados pelo partido naquele ano.



Fonte: G1
 

Transexuais e travestis poderão usar nome social no serviço público federal

A presidente Dilma Rousseff assinou nesta quinta-feira (28) um decreto que autoriza a população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) a utilizar o chamado “nome social” nos órgãos do serviço público federal, como ministérios, universidades federais e empresas estatais, informou o secretário especial de Direitos Humanos, Rogério Sottili.
Na prática, explicou, se uma pessoa que recebeu o nome de João quando nasceu mas quer ser chamada de Maria, o crachá dela, a folha de ponto e o sistema do órgão para o qual ela trabalha deverão reconhecê-la assim. Alterações no documento de identidade do servidor, porém, não estão previstas neste decreto.
Segundo Sottili, alguns órgãos do governo já haviam autorizado o uso do nome social, mas ainda não havia um regra em nível federal, o que passa a existir com a assinatura do decreto, que deve ser publicado na edição desta sexta (29) do “Diário Oficial da União”.
“Tudo o que uma empresa quer é que a pessoa se sinta feliz, até porque isso promove um ambiente mais adequado e isso reflete na produção, na qualidade do trabalho e no ambiente do trabalho. Já está se construindo isso. O que o decreto pode promover é este novo momento de intensificar de que isso se alastre pelo Brasil”, disse Sottili.
Para o secretário, o decreto é um instrumento de cidadania. "É de reconhecimento do outro, é de tirar da invisibilidade pessoas que querem ser reconhecidas pela sua identidade que elas escolheram viver pelo resto da vida e isso ainda não existia no poder público federal”, acrescentou o secretário de Direitos Humanos do governo.
Segundo Rogério Sottili, com a publicação do decreto, as pessoas já poderão solicitar aos órgãos para os quais trabalham as alterações no sistema de identificação delas, por meio de um formulário que deverá ser preenchido, no qual deverão constar o nome de registro da pessoa e o nome social, por meio do qual ela quer ser chamada no ambiente de trabalho.
Fonte: G1

Funcionária de hospital erra e aplica insulina em vez de vacina contra gripe

Cerca de 50 servidores do Hospital Municipal de Maringá, no norte do Paraná, receberam doses de insulina no lugar de vacina contra o vírus H1N1 após a enfermeira confudir as ampolas, nesta quinta-feira (28), segundo a prefeitura.
Várias pessoas vacinadas foram internadas com reações, ainda segundo a administração municipal.
A insulina é um hormônio usado no tratamento de diabetes. A Secretaria Municipal de Saúde informou que, aplicada indevidamente, pode causar sonolência, fraqueza, taquicardia e tremores.
Ainda de acordo com a prefeitura, a falha foi identificada pela própria servidora logo após a aplicação. A enfermeira está grávida e também aplicou insulina nela própria por engano.
Funcionários em observação

Os 50 funcionários estão sendo atendidos por médicos do próprio hospital e devem permanecer em observação até as 21h. Esse é o prazo para a manifestação das reações adversas. A prefeitura classificou o fato como um acidente de trabalho e, por isso, a Diretoria de Saúde Ocupacional está acompanhando o caso.

A administração municipal diz que a servidora afirmou que se confundiu com as embalagens, que são parecidas. Um processo administrativo será aberto para investigar as responsabilidades.
Fonte: G1

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Velho Chico dá adeus a Umberto Magnani nesta sexta; saiba como

Velho Chico dá seu adeus a Umberto Magnani nesta sexta-feira (29). Morto em decorrência de um Acidente Vascular Encefálico (AVE) hemorrágico na manhã de ontem (27), o ator se despedirá com um sorriso doce e dizendo "até mais ver". Na cena, seu personagem, o padre Romão, visitará a centenária Encarnação (Selma Egrei), que estará fazendo pirraça por conta da chegada de seu bisneto, Miguel (Gabriel Leone). O religioso também conversará com Afrânio, o coronel de Antonio Fagundes, antes de reverenciar o público com um gesto de cabeça.

Na noite de ontem, os créditos da trama foram exibidos sem trilha sonora. O diretor artístico da novela das nove, Luiz Fernando Carvalho, optou pelo silêncio como forma de homenagear o veterano, que passou mal durante as gravações de Velho Chico na segunda-feira (25), nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. Ele foi socorrido e operado, mas não resistiu.

Os autores da trama, Benedito Ruy Barbosa e Bruno Luperi Barbosa, estão rescrevendo as cenas em que o padre aparecia nas próximas duas semanas. Sequências importantes em que o religioso pregaria o renascer do amor de Santo (Domingos Montagner) e Tereza (Camila Pitanga), aconselhando a ambos separadamente, e intercedendo para apaziguar a guerra entre os rivais.

O papel de semear a paz na fictícia Grotas de São Francisco, defendendo as necessidades da comunidade e plantando a consciência sobre o assoreamento do rio São Francisco será mantido no folhetim. Carlos Vereza foi convocado para ser o novo padre da cidade e já começou a se preparar para entrar em cena como Benício.




Trabalhadores dos Correios fazem paralisação parcial de 24h

Agencia Brasil 
Funcionários dos Correios de todo país pararam suas atividades por 24 nesta quarta (27). De acordo com a Federação Trabalhadores em Empresas de Correios e Similares, a proposta foi aprovada ontem em reuniões promovidas em diversas partes do país.
Entre as reivindicações estão: o não fechamento de agências, o retorno do Correios Saúde e o pagamento da periculosidade aos motociclistas; a contratação de novos servidores e a promoção de novo concurso público, além de melhores condições de trabalho e o pagamento do sábado.
Segundo a federação, o indicativo aprovado é de um dia de interrupção das atividades, porém, ficou a critério dos sindicatos ou de cada empregado optar por parar somente pela manhã ou por algumas horas logo do expediente.
Por meio de nota, as agências informaram que operam normalmente em todo o Brasil. “A paralisação parcial que ocorre nesta quarta-feira não afeta o atendimento à população. Toda as agências estão abertas e todos os serviços disponíveis”.
Levantamento parcial feito na manhã de hoje pela empresa indica que 96,37% dos funcionários trabalha normalmente — o que corresponde a 113.472 empregados, número apurado por meio de sistema eletrônico de presença.
“Apesar de o movimento ser legítimo, a empresa considera a paralisação de hoje injustificada, uma vez que nenhum direito trabalhista foi retirado e que as negociações do acordo coletivo estão próximas.”

Fonte: Exame

MEC altera Fies no 2º semestre e antecipa inscrições

Arquivo Exame
O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quarta-feira algumas mudanças na regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e antecipou as inscrições do segundo semestre para 14 a 17 de junho. O resultado será conhecido em 20 de junho, informou o ministério.
O prazo para adesão das mantenedoras de instituições de ensino será de 2 a 11 de maio. O MEC disse que a reserva de vagas será por ordem de inscrição dos candidatos, e as inscrições serão ao longo do semestre, de acordo com a disponibilidade das vagas. Caso o candidato altere ou cancele sua inscrição no sistema do Fies, a vaga volta a ser disponibilizada pelo sistema para nova inscrição.
"O objetivo básico das mudanças no Fies é melhorar o número de inscrições", disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
Representantes do setor educacional pleitearam algumas mudanças nas regras, alegando que os critérios estabelecidos pelo MEC no ano passado acabava deixando muitas vagas não preenchidas. Para o primeiro semestre deste ano, eles dizem que 115 mil das 250 mil vagas ficaram de fora e poderão ser remanejadas.
As mudanças anunciadas por Mercadante hoje não envolvem um dos principais pedidos de flexibilizar a nota de corte no Enem de 450 pontos para que o aluno esteja apto a concorrer a uma vaga do Fies, além de nota na redação superior a zero.
No entanto, as vagas não preenchidas no primeiro semestre poderão ser utilizadas na segunda metade do ano, mas o ministério não informou o número de vagas não preenchidas.
"Em geral, o desenvolvimento recente (melhor comunicação entre o ministério e as instituições, aumento da flexibilidade das regras) podem ser tomadas como positivas. Nós destacamos, no entanto, que o atual cenário político implica em riscos importantes (para o setor)", disse em nota a clientes o analista do Credit Suisse, Victor Schabbel.
Entre as mudanças anunciadas, também foi adotado um novo critério para participação de cursos prioritários (formação de professores, saúde e engenharias), que caiu de 80 para 70 por cento do total de vagas do Fies. Para os demais cursos, esta fatia aumentou de 30 para 40 por cento. Além disso, o MEC autorizou que instituições que tenham vagas de bolsas do Prouni inferiores às do Fies tenham um aumento de 10 por cento das vagas do financiamento estudantil. A tendência para os próximos semestres é que este número seja similar. O estudante poderá escolher uma opção de curso. A partir do segundo dia de inscrições, o sistema calculará e divulgará a nota de corte para cada curso. Durante o período de inscrições, o estudante pode alterar sua opção de curso quantas vezes desejar, acrescentou o MEC.
Para a ocupação de eventuais vagas sem demanda, está prevista a redistribuição de vagas por mantenedora e para vagas remanescentes, conforme já anunciado pelo MEC em março. O ministério fará uma nova etapa de inscrição para vagas remanescentes com prazo específico para estudantes inscritos e não aprovados, com início em agosto. O MEC disse ainda que está avaliando uma ampliação do teto da renda para estudantes elegíveis ao Fies, hoje de 2,5 salários mínimos per capita, mas nenhum decisão ainda foi tomada, disse o ministro.

Via : Exame

Senado aprova tornar obrigatório farol baixo ligado de dia em estrada

Google
O Senado aprovou nesta quarta-feira (27) um projeto de lei que torna obrigatório o uso de farol baixo durante o dia em estradas. O projeto, que altera o Código de Trânsito Brasileiro, já havia sido aprovado pela Câmara dos Deputados e segue agora para a sanção presidencial.
Pela proposta, o descumprimento da norma será considerado infração média, com multa de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira de habilitação. Atualmente, só é exigido o uso de farol durante a noite e em túneis, independentemente do horário do dia.
No Senado, a proposta de autoria do deputado Rubens Bueno (PPS-PR), foi relatada por José Medeiros (PSD-MT). O parlamentar considerou que a imposição da regra pode “aumentar” a segurança nas estradas.
“Trata-se da imposição de um procedimento bastante simples e de baixo custo que poderá aumentar a segurança nas estradas e assim contribuir para a redução da ocorrência de acidentes frontais nas rodovias e, consequentemente, salvar inúmeras vidas”, defendeu Medeiros.

Gustavo GarciaDo G1, em Brasília

Presidente do Santos tem contas reprovadas e corre risco de impeachment

Luiz Fernando Menezes/Folhapress
As contas do balanço patrimonial do Santos de 2015, referentes ao primeiro ano de mandato do presidente Modesto Roma, foram reprovadas em votação no Conselho Deliberativo do clube nesta quarta-feira, na Vila Belmiro. A votação foi acirrada e cercada de troca de farpas. Foram 83 conselheiros contra a aprovação das contas e 81 a favor. Os membros da mesa queriam votar após o término da votação, mas foram proibidos pois a mesma já havia sido encerrada. 
Agora, o presidente santista corre o risco de sofrer até um impeachment. Isso porque o artigo 68 do Estatuto Social do Santos prevê que o presidente e vice de futebol podem ser impedidos de seguirem seus mandatos com as contas reprovadas.
No entanto, o processo de impeachment terá que ser pedido e aprovado no Conselho para que Modesto Roma e companhia sejam afastados. Antes disso, a atual gestão do Santos terá direito a um recurso para provar que pode reaver as contas.
A situação política de Modesto Roma ficou complicada após o Conselho Fiscal apontar muitas irregularidades do mandatário no comando do clube. Pagamento de intermediários em contratações e renovações de atletas, antecipações de cotas de transmissões de televisão sem autorização do Conselho e a venda e recompra do volante Alison encabeçam as insatisfações dos conselheiros.
"O conselho fiscal entende que não pode existir comissões em caso de atletas de custo zero. Se não paga o empresário para fazer o jogador que está livre no mercado, o jogador não vem. É a realidade do futebol. O empresário cobra comissão, sim. O conselho também não entende pagar comissão nas renovações de técnicos, auxiliares e etc. Eles têm empresários sim. No caso do Dorival, o empresário dele é o Edson Khodor, cunhado do Dorival. Vocês acham que os grandes técnicos não tem empresário? É só ter mais contato com o futebol. Não morro de amores por empresários, mas é a realidade do futebol", explicou Modesto na reunião.
Além disso, o déficit do Santos aumentou de R$ 203 milhões, em dezembro de 2014, quando o ex-presidente Odílio Rodrigues terminou o seu mandato, para R$ 282 milhões em 2015.
Já preocupada com a votação das contas, o Santos divulgou uma nota em seu site na tarde desta quarta-feira alegando que ações administrativas levaram o clube a um superávit de R$ 53 milhões neste ano. No entanto, o valor se deve a venda de Geuvânio ao futebol chinês e a um novo contrato de transmissão de TV.
Conselheiro engasga com bolacha e paralisa reunião
O conselheiro e ex-dirigente do Santos, Murilo Barletta, engasgou com uma bolacha durante as explicações do presidente Modesto Roma sobre o parecer da Comissão Fiscal do clube, e causou tumulto na reunião do Conselho Deliberativo. O discurso do mandatário foi interrompido após o pedido urgente de um médico no local. O conselheiro foi atendido, se recuperou após alguns minutos e a reunião foi retomada
Fonte: Uol Esportes