quarta-feira, 29 de abril de 2015

Inscrições para atendimento na Carreta do Hospital do Câncer de Barretos começam neste sábado

Carreta do Hospital do Câncer que atenderá em maio o município
No dia 12 de maio a cidade de Alto Taquari receberá a visita da “ Carreta do Hospital do Câncer” de Barretos. Serão ofertados ao todo 130 vagas para atendimento. No ano passado a carreta não passou no município. (Leia mais aqui)

Os interessados em realizar algum dos exames ofertados pelos profissionais da carreta, deverão realizar sua inscrição gratuitamente.

Serão oferecidas três especialidades de exames; pele, papa nicolau e próstata, “se detectada alguma alteração a pessoa  é convidado ir ao Hospital em Barretos para realizar exames mais detalhados”, concluiu o técnico de enfermagem responsável no município Robson Esmerino.

Local e Horário de Inscrição

Os interessados deverão comparecer no prédio da Vigilância Sanitária, ao lado do Hospital Municipal munidos das copias dos seguintes documentos:

RG, CPF, Cartão do Sus e Comprovante de endereço.


Serão cinco dias de inscrições, começando neste final de semana, sábado e domingo e vai até o dia 06 de maio, próxima quarta-feira.


Ex-marido da Juíza Glauciene, Evanderly é condenado a 18 anos de prisão

Evanderly Lima (detalhe) é acusado de matar magistrada com três tiros,
 dentro do Fórum de Alto Taquari
O julgamento do enfermeiro Evanderli Oliveira Lima,45, acusado de matar a esposa e juíza Glauciene Chaves de Melo durou mais de dez horas e foi realizado no auditório do Fórum no município de Alto Araguaia (60 km de onde o crime aconteceu em 07 de junho de 2013). 

Por se tratar de crime doloso contra a vida, o réu foi levado a júri popular. a sentença foi anunciada pelo juiz Carlos Ferrari no início da  madrugada desta quarta-feira (29), o réu foi condenado a 18 anos seis meses de reclusão.

De acordo com o juiz Carlos Augusto Ferrari, o Tribunal do Júri é uma das principais manifestações da democracia no país e está previsto no Código de Processo Penal. Vão ao julgamento popular réus acusados de crimes dolosos contra a vida, tentados ou consumados.

Entenda o caso - Evanderly de OLiveira Lima é ex-marido da juíza Glauciane Chaves de Melo, que foi assassinada dentro do Fórum de Alto Taquari em 2013. Ele é acusado de ter praticado crime de homicídio qualificado por motivo torpe, com utilização de recursos que impossibilitaram a defesa da vítima. De acordo com o processo, ele invadiu o local de trabalho da vítima na tentativa de reatar o relacionamento. Após uma discussão, Evanderly atirou três vezes em Glauciane e fugiu.

O acusado ficou foragido por três dias e foi capturado pela polícia no meio da mata. Ele foi preso em 10 de junho de 2013 e pronunciado em setembro do mesmo ano pelo juiz Luis Felipe Lara de Souza, da comarca de Alto Taquari. Na decisão, o magistrado considerou a existência de provas convincentes do crime e indícios suficientes da autoria.

Inicialmente o julgamento seria realizado na comarca de Alto Taquari, localidade do crime. Mas, a pedido da defesa, o júri foi transferido para Alto Araguaia. A alegação foi de que o crime causou grande comoção social na cidade e que isso poderia prejudicar o julgamento.



Fonte: TJMT



segunda-feira, 27 de abril de 2015

Casa Lotérica de Alto Taquari é roubada pela segunda vez neste ano

Na manhã desta segunda-feira (27), a policia Militar foi acionada para atender a uma ocorrência e chegando ao local se tratava de mais um furto na casa lotérica do município, esta  é a segundo vez que bandidos furtam a empresa, a  primeira vez  foi em fevereiro.  

A casa lotérica funciona anexa a uma galeria, apesar do prédio da galeria estar dotada de circuitos internos com câmeras, alarmes, a sala onde funciona a casa lotérica ainda não está dotada de equipamentos de vídeo.  

No início de fevereiro, os ladrões agiram na madrugada entrando pela parte de trás da galeria, desta vez os ladrões foram ousados agindo em plena luz do dia levando  R$30 mil reais.


A polícia continuará investigando até chegar aos suspeitos.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Prefeitura de Alto Taquari abre processo seletivo para o programa Jovem Aprendiz

A prefeitura municipal de Alto Taquari, publicou nesta semana o Edital para o Paragrama Jovem Aprendiz, que atenderá jovens moradores do município que tenha entre 14 a 20 anos de idade. 

Os interessados deverão comparecer no prédio da prefeitura do dia 23 ao dia 30 de abril para a realização da inscrição, lembrando que o atendimento é de segunda a sexta-feira das 07h 30 as 11h:30min. 

Confira aqui o edital.



quarta-feira, 22 de abril de 2015

Depois de 21 anos, Mato Grosso do Sul registra caso de raiva humana

Homem mordido por cachorro com raiva está sendo tratado em Campo Grande,
 capital do Mato Grosso do Sul (Foto: Reprodução/TV Morena)
O estado do Mato Grosso do Sul registrou um caso de raiva humana, depois de 21 anos sem ocorrências, e o paciente, de 38 anos, está em estado grave no Hospital da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. De acordo com os médicos, o homem foi mordido há mais de 40 dias por um cão infectado com raiva e só procurou atendimento médico no último dia 13/4.
O caso aconteceu em Corumbá, no interior do estado, e ele foi transferido para o hospital universitário, na capital, Campo Grande, diagnosticado com a doença. Este é o primeiro caso de raiva humana no estado, desde 1994. Segundo informações do hospital, a equipe aguarda a chegada de medicamento que vai ser enviado de Brasília para Campo Grande, na tentativa de reverter o quadro do paciente que está em coma induzido, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Corumbá vive um surto de raiva animal e a Secretaria de Saúde Municipal intensificou ações de combate à doença, reforçando o alerta à população, para não deixar cães soltos pelas ruas da cidade. Ainda segundo a secretaria, a cidade está com nove casos confirmados de raiva canina e o Centro de Controle de Zoonoses trabalha em regime de plantão para vacinação e captura de animais com alterações neurológicas. Há plantão também de médicos veterinários.

Fonte: GloboRural

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Após denúncia vinculada na TV fiscais notificam proprietária de imóvel

Agente de edemia coletando larvas para análise
Após uma denúncia vinculada na programação da emissora de Tv local na manhã desta quarta-feira(15), a coordenadora da vigilância sanitária Ivonete Lima juntamente com os fiscais de vigilância sanitária e epidemiológica foram até o endereço denunciado e realizaram a coleta das larvas que será enviada para análise em Rondonópolis.

A proprietária da residência foi notificada pela vigilância sanitária onde terá um prazo de 10 dias para realizar a limpeza do local, caso a limpeza não seja realizada neste período a dona do imóvel será atuada pela secretaria de tributos.  

Segundo Iovnete Lima, a vigilância sanitária e epidemiológica vem realizando um trabalho intenso no combate à dengue.  E o cronograma de atividades conta com palestras nas escolas, campanhas com faixas espalhadas pela cidade, campanha de combate na televisão e rádio e em breve um arrastão pela cidade.

“ Até o momento existe 80 notificações, sendo 40 confirmadas com a dengue, ou seja, os moradores precisam se conscientizar e trabalhar neste combate, para que esse número não aumente”, disse.

O combate

A população pode cooperar limpando seus quintais eliminando qualquer recipiente que possa servir como criadouro do  aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue.

1 - Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
2 - Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada.
3 - Não jogue lixo em terrenos baldios.
4 - Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo.
5 - Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje.
6 - Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
8 - Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
9 - Limpe as calhas com freqüência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
10 - Lave com freqüência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana.

11 - Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.


quarta-feira, 15 de abril de 2015

Projeto que propõe Reajuste Salarial para servidores públicos é aprovado na Câmara

Foto: ASCOM
Após algumas alfinetadas e bate-boca entre vereadores na seção do dia 23 de março onde adiaram a votação do Projeto Lei n° 016/2015 enviado pelo Poder Executivo que realizaria o reajuste de 7,22%, no salário dos servidores públicos municipais, na seção desta segunda-feira (13), o projeto foi aprovado sem brigas e discussões. 

Apesar da votação ter sido adiada pela primeira vez devido à aprovação do requerimento de adiamento protocolado pelo vereador João Fabio (PSDB), onde o mesmo solicitava uma reavaliação dos valores, o texto voltou e foi aprovado sem nenhuma alteração.  

Segundo o vereador Leandro Almeida (PDT), sabendo da importância deste projeto para os servidores que o mesmo foi aprovado.

“Iremos sentar com o prefeito Maurício para rever sobre um novo reajuste ainda este ano, o prefeito já havia dado sinal favorável a este novo reajuste, no entanto, o executivo quer fazer o reajuste de 4% e no nosso cálculo de reposição o reajuste deve ser de 7.67%. E nós iremos trabalhar para conseguir o reajuste para este ano ainda”, concluiu o vereador.


Este reajuste será pago na folha de Maio, no entanto, apenas para servidores.



segunda-feira, 13 de abril de 2015

Secretário de Educação de Alto Taquari está entre os cem melhores secretários do Brasil

O Secretário Municipal de Educação Marco Aurélio Julien, foi convidado pela UBD (União Brasileira de Divulgação) para receber, o troféu GESTOR NOTA DEZ e CERTIFICADO DE QUALIDADE TOTAL BRASIL – SUÍÇA, comendas destinados aos cem melhores secretários municipais colocados nas pesquisas de utilidades públicas na esfera Educação e Infraestrutura realizada em 4.600 municípios brasileiros. Esta pesquisa foi realizada junto aos Ministérios, sites governamentais e Lei de Responsabilidade Fiscal.

A avaliação feita pela UBD é criteriosa e leva em consideração uma série de fatores para a escolha dos cem melhores colocados e tem por finalidade divulgar os melhores gestores nestas áreas, que aqui em nosso município são coordenadas pelo secretário Marco Aurélio com total apoio do prefeito Maurício de Sá.

O título será concedido ao secretário Marco Aurélio como forma de reconhecimento ao excelente trabalho. A atual gestão atende os requisitos de excelência em gestão publica onde são avaliados critérios como transparência, responsabilidade fiscal e comprometimento com a sociedade.


O evento será realizado em Recife no dia 17 de abril, e a presença do secretario não foi confirmada até o momento.
Fonte: Ascom

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Detran divulga lista de condutores que podem perder a habilitação

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) notificou 51 condutores de que eles podem perder o direito de dirigir.

Contra eles, foram instaurados Processos Administrativos de Suspensão do Direito de Dirigir. Os condutores terão um prazo de 30 dias para apresentarem suas defesas, sob o risco de terem suas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) suspensas. 
O edital de notificação foi publicado no Diário Oficial do Estado que circulou nesta quinta-feira (9) e, além da relação da lista dos condutores, traz também os documentos e informações que devem constar da defesa.
De acordo com o edital, esses condutores cometeram infrações de trânsito, cuja soma alcançou 20 (vinte) pontos no período de um ano ou infrações que tenham como penalidade, a suspensão do direito de dirigir.
O edital de notificação é uma maneira de informar os condutores sobre o processo administrativo após serem esgotadas todas as tentativas de notificá-los via postal.
O condutor deverá apresentar a defesa na sede do Detran, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá, ou em qualquer Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) do Estado de Mato Grosso.
Caso as defesas não sejam apresentadas, os condutores serão julgados nos termos da lei, à revelia.

Confira a relação dos condutores que correm o risco de ter CNHs suspensas:


Caroline Mendel Rossi
Elias da Silva Correia
Divino Martins da Silva
Fabiano Martins de Moraes
Fernando Cesar Machado
Felipe Rodrigues Amaral
Fausta Caetano de Paula
Gilmar Bueno
Gean Paulo do Espírito Santo Maria
Claudia de Oliveira
Claudinei Camargo da Costa
Benedito de Souza
Bruno da Cunha Castilho
Dalva Finimundi
Willian Delmon de Oliveira
Custódio Feliciano de Souza
Elton Arruda de Araújo
Fernando Civalsci Costa
Fagner José Godoy Inglez
Felipe Gabriel Medina Dias
Fidelis Adriano Fritsch
Farides Cruz de Souza
Gilberto Nicolau de Farias
Gilson Ferreira da Silva
Shirley Alves dos Santos Rocha
Fernando Alex Gerllmann
Fancielme Ferreira Mendes
Alcides Paulo Andrada
Aline Moraes Ghiotti
Claudete Vaz Garcia
Carlos Benedito Brekenfeldes
Carlos da Silva
Carlos Luis Cueto Aguilar
Cosme Demetrio Cavalcante Neto
Donizette Pereira da Silva
Fernando Almeida Cordeiro
Francineuma da Silva Fernandes Sousa
Francisco Junior Nobres Damacena 
Fatima Maria de Morais 
Fagner Dias Bulgueroni
Francisco Renidio Shenkel
Geovani Silva Araújo 
Gilberto Nunes dos Santos 
Camila Agata Zago 
Cícero Sebastião de Arruda
Cleiton Gomes de Oliveira
Daniel Alves Miranda 
Fernando Lopes Latorraca
Fernando Augusto de Almeida
Fabio de Oliveira Machado

FONTE: ASCOM

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Tarifa de energia elétrica de baixa tensão em Mato Grosso terá redução de 2,22%

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, em reunião pública, realizada nesta quarta-feira (07/04), o reajuste anual da tarifa de energia elétrica da Energisa Mato Grosso-Distribuidora de Energia S/A (EMT). De acordo com nota divulgada pela Agência, haverá uma redução no valor da tarifa de 2,22% para os consumidores de baixa tensão (residências) e aumento de 3,42% para consumidores de alta tensão (indústrias).  
Os novos valores, que entram em vigor a partir desta quarta-feira (08/04), valem para as 1,2 milhão de unidades consumidoras, localizadas nos 141 municípios de Mato Grosso. Serão beneficiados com a redução de 2,22% não só os consumidores residenciais e de baixa renda, mas também todos os usuários de baixa tensão, como consumidores rurais, industriais, comerciais, prestadores de serviços, entre outros.
O reajuste de 3,42% é valido para as indústrias que utilizam a alta tensão. Conforme a nota da Aneel, para calcular o reajuste, a Agência considera a variação de custos que a empresa teve no ano. O cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada, encargos de transmissão e encargos setoriais.
A superintendente do Procon Estadual, Gisela Simona Viana, explica que somente depois da publicação da Resolução e de Nota Técnica pela Aneel será possível conhecer os motivos da redução e se está correta a análise realizada pelo órgão regulador, iniciando - a partir da publicação da Nota Técnica - o prazo regimental para manifestação por qualquer das partes interessadas.
"O aumento para indústria em Mato Grosso é preocupante porque de forma indireta acaba sendo repassado para o consumidor. Por isso, mesmo com essa redução é importante economizar energia elétrica e praticar um consumo cada vez mais eficiente", salienta a superintendente.  


Fonte: GazetaMT /Assessoria

terça-feira, 7 de abril de 2015

Governo lança edital de concurso do Detran em 15 dias

Governo e Detran participa de audiência de conciliação no TJ
Comprometido com a melhoria dos serviços prestados aos cidadãos, o governador Pedro Taques determinou que seja lançado em 15 dias o edital do Concurso Público para provimento de vagas no quadro efetivo do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT). A medida demonstra o compromisso do Governo do Estado em estruturar a autarquia e atende a principal reivindicação do sindicato da categoria.

O acordo foi selado em audiência de conciliação realizada nesta segunda-feira (06.04) no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) entre o Sindicato dos Servidores do Detran-MT (Sinetran-MT) e o Governo de Mato Grosso. Durante a audiência no Núcleo de Soluções de Conflitos do TJ-MT, ficou acordada a divulgação do edital para os cargos de Analista de Serviço de Trânsito, Agente do Serviço de Trânsito e Auxiliar de Serviços de Trânsito.

O quantitativo de vagas e cadastro de reserva será discutido na comissão do concurso público nesta quinta-feira (09.04). O lançamento do edital significa um futuro melhor para a qualidade dos serviços realizados pelo Detran, segundo o presidente da autarquia, Rogers Elizandro Jarbas. "O concurso trará mais pessoas qualificadas para atender o cidadão e vai agregar valor aos serviços prestados. O concurso é muito importante para o funcionamento do órgão", ponderou.

A Procuradoria Geral do Estado atuou fazendo o controle de legalidade em todos os atos da administração pública nas negociações com o sindicato. Segundo o Procurador-geral do Estado, Patrick Ayala, na audiência de conciliação foi possível chegar a um consenso com o Sinetran.

Após as considerações, os representantes do sindicato informaram que irão levar a proposta para assembleia geral da categoria, sob a condição de que, com o encerramento da greve, o termo lavrado ao final da audiência seja juntado aos autos da ação proposta pelo Estado, para que haja a extinção da ação com resolução do mérito pelo acordo entre as partes.

 O edital foi apresentado como principal pauta da greve do Detran que teve início no dia 02 de março e suspensa no dia 17 do mesmo mês para negociações. Apesar do acordo entre governo do Estado e Sindicato para realização do concurso, ainda será discutida posteriormente com a categoria a organização dos cargos dentro da carreira. De qualquer forma, o presidente do Detran destaca o avanço nas negociações com o lançamento do edital nos próximos 15 dias, que vai atender as demandas da categoria por mais servidores.


Em parecer da PGE sobre a Lei Complementar Estadual 505/2013, que reestruturou a carreira dos profissionais do Serviço de Trânsito do Detran, foram apontadas algumas incoerências que merecem ser objeto de revisão. Conforme o parecer da PGE, o governo do Estado considerou que a Lei Complementar 505 /2013 possui, entre outros pontos a seres revistos, inconstitucionalidades na previsão do cargo de advogado do Detran. "O Estado deve propor um projeto de lei discutindo esses perfis para que as inconsistências sejam corrigidas", explicou o procurador-geral do Estado, Patryck Ayala.

Fonte: GazetaMT

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Projeto voltado aos jovens será implantado em Alto Taquari

Secretario de Adm, Gestora de Seletivo e o Promotor João Batista
Foto:ASCOM
O secretário de administração da Prefeitura Municipal de Alto Taquari se reuniu com o promotor Dr. João Batista, para falar sobre a parceria entre a prefeitura municipal e o Ministério Público, que estão trabalhando juntos para a implantação de um projeto que atenderá os jovens do município.

Segundo as informações, o projeto que está em fase de elaboração não tem data marcada para seu início, no entanto, o mesmo pretende trabalhar gratuitamente envolvendo os jovens taquarienses utilizando a música e a dança.


A música e a dança é a esperança de muitos pais para que seus filhos ocupem suas mentes e fiquem fora do mundo sombrio que vem assolando algumas famílias taquarienses. 
Fonte: ASCOM

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Sem fiscalização motoristas ignoram placas de trânsito em Alto Taquari


A secretaria de planejamento de Alto Taquari há dois meses vem trabalhando na sinalização do trânsito no município. Até o presente momento o bairro Coachol é o único 100% sinalizado. Além das placas  estão sendo implementadas faixas nas vias e placas com a  identificação das ruas.

Esse trabalho que esta sendo desenvolvido pela prefeitura consiste na melhoraria do trânsito, uma vez que a população reclamava muito da falta de sinalização.

Como podemos ver a prefeitura está fazendo sua parte, no entanto, alguns motoristas não seguem o que a Lei manda. É caso dos motoristas de cargas pesadas que continuam estacionando na avenida, mesmo com as placas de Proibido Estacionar.

Tudo indica que as placas foram bem fixada em cada espaço, no entanto, não há fiscais que possam emitir as multas, solicitar a retirada dos veículos, caso que requer uma elaboração mais eficaz quanto a execução das infrações.

AS PLACAS

As placas de Proibido Estacionar Lei municipal n° 680/2012, foram fixadas  em diversos pontos  da avenida e nas vias transversais, onde alguns caminhoneiros estacionam para passar a noite, o que acaba tornado impossível o trafego por essas ruas.


       A Lei Municipal “Proíbe e disciplina a parada ou estacionamento de veículos de grande porte dentro do perímetro urbano da cidade de Alto Taquari e dá outras providências” gerando multa e apreensão do veículo.