quarta-feira, 12 de novembro de 2014

TCE-MT emiti parecer prévio favorável à aprovação das contas anuais da Prefeitura de Alto Taquari

 
O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) emitiu parecer prévio favorável à aprovação das contas anuais de governo da Prefeitura de Alto Taquari, referentes ao exercício de 2013, sob a gestão do prefeito Maurício José de Sá. O processo foi relatado pelo conselheiro Antonio Joaquim, em sessão plenária do dia 30 de setembro.

Inicialmente, foram constatadas pela equipe técnica da Secretaria de Controle Externo (Secex) a existência de algumas falhas relacionadas às divergências entre os dados informados via sistema Aplic e as informações constantes nos documentos físcos encaminhados nas contas de governo. O Aplic é um sistema informatizado através do qual os jurisdicionados realizam a prestação de contas junto ao TCE-MT.

No entanto, considerou o conselheiro em seu voto, "é preciso valorar que essa falha não impediu os auditores de extraírem as informações necessárias para se obter a real noção das contas". Além disso, "não restou demonstrada qualquer intenção de mascarar alguma situação".

Ressaltou-se, também, que o prefeito cumpriu os percentuais constitucionais na área da educação e saúde e que as despesas com pessoal foram realizadas de acordo com os limites contidos na Lei Complementar 101/2000. Assim, em consonância com o parecer do Ministério Público de Contas de Mato Grosso (MPC-MT), lavrado pelo procurador-geral, William Brito, o conselheiro Antônio Joaquim votou pela aprovação prévia das contas de governo da Prefeitura de Alto Taquari.

Ainda, recomendou ao poder Legislativo do município para que cobre do gestor maior eficiência nos recursos destinados às políticas públicas e para que promova o correto e integral envio de documentos e dados pelo sistema Aplic. A decisão foi acolhida por unanimidade pelos demais conselheiros. 






 Fonte: Diário de Cuiabá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.