Terminal de Rondonópolis completa um ano com movimentação de mais de 8 mi toneladas de grãos
Maior
terminal de cargas da América Latina, o Complexo Intermodal de Rondonópolis
(CIR) completa este mês um ano de inauguração. A chegada dos trilhos na região
marcou o início de uma nova fase para a logística agrícola de Mato Grosso, hoje
maior produtor de soja do país. Pelo terminal ferroviário de Rondonópolis,
neste período, foram movimentados mais de 8 milhões de toneladas de
grãos. A previsão para os próximos anos é que esse número supere 10
milhões de toneladas.
A
soja em grãos e o milho, principais produtos escoados, representam juntas
90% do montante movimentado. Os outros 10% correspondem ao farelo de
soja. Todo este volume é destinado à exportação, integralmente via Porto de
Santos. Diariamente, partem em média seis trens carregados dos produtos
trazidos pelos mais de mil caminhões vindos principalmente da região norte do
estado.
Com
a inauguração do terminal ferroviário de Rondonópolis, a ALL passou a operar
com 70% a mais de produtividade em Mato Grosso. Sua estrutura de sete
tombadores e capacidade estática de armazenagem de 60 mil toneladas de grãos,
possibilitou a melhora no giro de caminhões e deu agilidade no escoamento da
produção mato-grossense.
“Ao
completar um ano de operação, o terminal mostra seu importante papel no
processo de escoamento da produção agrícola de Mato Grosso. Nessa primeira
fase, aprimoramos nossos processos e absorvermos com êxito os volumes de pico
da safra. O terminal está operando com 100% da sua capacidade”, exaltou o gerente
de Terminais em Mato Grosso, Ivandro Paim.
A
busca contínua por qualidade assegurou ao terminal, já no primeiro ano, o
recebimento da certificação GMP+B3 (Good Manufacturing Practice - Boas Práticas
de Fabricação, em português), documento de reconhecimento internacional que
atesta a qualidade da companhia nos procedimentos de recebimento, armazenagem e
transbordo de produtos destinados à alimentação.
Investindo
constantemente em seu quadro de pessoal, o terminal já gerou cerca de 300
empregos diretos e mais de mil empregos indiretos. A instalação de outras
grandes empresas no Complexo Intermodal de Rondonópolis, prevista para os
próximos anos, deve ampliar essas oportunidades, gerando novas vagas ao longo
do tempo. A expectativa é de que essa nova leva de investimentos duplique o
Produto Interno Bruto (PIB) da cidade.
Hoje,
além do terminal da América Latina Logística (ALL), está operando no CIR um
terminal da Noble, e da Brado Logística, subsidiária da ALL e pioneira no
transporte ferroviário de contêineres.
ASCOM
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