;

Especiais

APÓS DENÚNCIA, MPE INSTAURA INQUÉRITO CONTRA PREFEITURA E CÂMARA DE ALTO TAQUARI

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE-MT), através da promotoria pública de Alto Taquari instaurou na tarde de ontem (17), dois inquéritos civis público, sendo um para investigar a Prefeitura Municipal e outro para a Câmara de Vereadores. Os casos tomaram proporção após o site Agora MT denunciar irregularidades de ambos os órgãos.

Na semana passada, a reportagem publicou uma matéria sobre a ‘Farra das Diárias’, relacionada a gastos exorbitantes com viagens de parlamentares. Foi descoberto que alguns vereadores chegam a se ausentar mais de uma vez dentro de 30 dias, em praticamente todos os meses do ano, gastando em torno de R$ 4 mil, ou seja, dobrando o salário de agente público. A matéria foi confeccionada com base nas informações existentes no programa Aplic do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Antes, o site já havia denunciado o Paço Municipal com relação a servidores fantasmas, má distribuição de agentes, afastamento de servidores sem autorização e duplicidade de cargos. As irregularidades podem ser um dos fatores que tem deixado a gestão municipal no vermelho. Inclusive na reportagem, é possível observar casos que comprovam as denúncias.

De acordo com o promotor João Batista de Oliveira, os inquéritos foram instaurados após um cidadão procurar a ouvidoria do MPE.

“A denúncia foi feita no último dia 12, após matéria veiculada no site Agora MT, onde o denunciante munido com o texto e demais documentos deu entrada via internet em um pedido de investigação da Prefeitura, em virtude disso, também resolvemos abranger a denúncia e averiguar a Casa de Leis”, explicou o promotor.

Agora a promotoria irá realizar diligências para apurar as irregularidades e acionar futuramente do Executivo e do Legislativo, documentos que deverão auxiliar na apuração da denúncia.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) auxiliará nas investigações enviando documentos para serem apreciados pelo promotor.
Ainda de acordo com João Batista, caso as denúncias sejam comprovadas, a promotoria tomará as devidas providências.

Fonte: Agora MT

Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.