SERASA REGISTRA RECORDE EM TENTATIVAS DE FRAUDE CONTRA CONSUMIDORES EM OUTUBRO
As tentativas de fraudes contra os consumidores se
intensificaram em outubro, com o registro de 224.025 ações do gênero.
Esse número foi o maior já registrado por meio do Indicador Serasa
Experian de Tentativas de Fraudes - Consumidor. A cada 12 segundos, em
média, um consumidor foi vítima desse tipo de crime.
O levantamento feito pela Serasa Experian
informa que, no mês anterior, isso ocorria a cada 14,8 segundos. No
acumulado de janeiro a outubro, ocorreram 1,81 milhão de tentativas de
fraude, número acima de igual período do ano passado (1,76 milhão) e da
mesma base de comparação de 2011 (1,63 milhão).
O setor de telefonia continua o preferido dos criminosos, que roubam
dados pessoais para criar falsos documentos e obter crédito ou fazer
negócios cujos pagamentos não serão honrados. Quase a metade das ações,
49,3% ou 110.470 tentativas, foram constatadas nesse setor. Em outubro
de 2012, a taxa era 40,2%.
O setor de serviços aparece em segundo lugar, com 59.743
tentativas ou 26,7%. Esse número foi o maior do setor já registrado
neste ano em um único mês. Mas a taxa em relação ao total de ações ficou
abaixo de outubro do ano passado (28,6%).
Entre os alvos de interesse dos criminosos foram
identificados construtoras, imobiliárias, seguradoras, salões de beleza e
pacotes de turismo. Na terceira posição está o setor bancário com
36.411 tentativas ou 16,3% do total.
As maiores vítimas, segundo a Serasa, são as pessoas que tiveram os
documentos roubados. Com a carteira de identidade e o número do Cadastro
de Pessoas Físicas (CPF), os ladrões mesclam os dados para criar uma
falsa identidade. Há casos em que eles usam o nome e números de
documentos de pessoas falecidas para comprar um bem ou conseguir
crédito, causando prejuízos a empresários e transtornos a parentes das
vítimas.
A Serasa recomenda cuidado na hora de digitar a senha do
cartão de débito/crédito e alerta o consumidor para não informar o
número de documentos ao preencher cupons de sorteios ou promoções de
lojas. Também orienta a não fazer cadastros em sites que não sejam de
confiança e pede precaução com sites que anunciam oferta de emprego ou
promoções e com a publicação de dados pessoais nas redes sociais. Outra
dica é evitar transação financeira por meio de computadores portáteis
conectados à redes públicas de internet e sempre manter atualizado o
antivírus do computador.
Fonte: IG
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