A partir da meia noite do dia 20 de outubro inicia o horário de verão 2013 no país e os relógios deverão ser adiantados em uma hora. Em Mato Grosso, 32 municípios que integram a região do Araguaia não devem aderir à mudança de horário, segundo a Companhia de Energia Elétrica do Estado (Cemat). Isso porque, regularmente, essas cidades acompanham o fuso oficial de Brasília, que é uma hora acima do horário local da maioria dos municípios de Mato Grosso.
O Gerente de Operação do Sistema da Cemat, Teomar Magri, ressaltou em entrevista ao G1 que, sob a perspectiva de redução de consumo, as cidades do Araguaia influenciam pouco no total que o estado economiza durante o período do horário de verão. Segundo a Cemat, a queda no consumo é mínima devido ao reduzido número de habitantes das cidades da região.
Outro fator apontado pela empresa é a pequena quantidade de indústrias localizadas no Araguaia se comparado com as regiões sul e norte do estado, que são mais desenvolvidas economicamente.
O horário de verão deve terminar no dia 16 de fevereiro de 2014. Porém, a Cemat não informou qual a perspectiva de redução no consumo de energia e na demanda de potência para 2013/2014.
Na edição anterior do horário de verão, a Cemat registrou uma redução de 4,06%. De acordo com Teomar Magri, o esperado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) é uma redução de 4 a 5%. A redução na demanda em Mato Grosso foi de 56 Megawatts (MW), o que equivale a desligar, no horário de ponta, dois municípios do porte de Cáceres (aproximadamente 90 mil habitantes).
Questão cultural
Barra do Garças , uma das maiores cidades da região Araguaia, é uma das cidades que não aderem o horário no estado. De acordo com o prefeito da cidade, Vanderlei Farias, a população está acostumada a usar habitualmente o horário de Brasília devido à proximidade com o estado de Goiás. Ele também pontuou que o horário - semelhante ao de Brasília e diferente do restante do estado - não gera transtornos à população.
Além de Barra do Garças, conforme a Cemat, estes são os municípios que não vão aderir ao horário de verão 2013: Água Boa, Alto da Boa Vista, Alto Araguaia , Alto Taquari , Araguaiana , Araguainha , Bom Jesus do Araguaia , Campinápolis , Canabrava do Norte , Canarana, Cocalinho , Confresa , General Carneiro, Luciara , Nova Nazaré , Nova Xavantina , Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim , Pontal do Araguaia , Ponte Branca , Porto Alegre do Norte , Querência , Ribeirão Cascalheira , Ribeirãozinho , Santa Cruz do Xingu , Santa Terezinha, São Félix do Araguaia , São José do Xingu , Serra Nova Dourada, Torixoréu e Vila Rica.
Fonte : G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.