quinta-feira, 31 de outubro de 2013

CRÔNICA : LUTO E DOR !



Há 11 anos moro em Alto Taquari e pela primeira vez segurei minhas lagrimas enquanto o coração doía ao ver minha vizinha sentada em seu sofá rodeada de amigos e familiares tentando consolá-la. Acredito que palavras e palavras não podem preencher a dor de uma perda, ainda mais de um filho, mas tenho certeza que essas palavras a confortam e a deixam com uma certeza, poderá contar com amigos e familiares.


Por vários anos passei ali de manhã para tomar um cafezinho, as vezes almoçar e sempre me esbarrava com o jovem de estatura média, de poucas palavras, que Deus veio mais tarde me presentear com uma amizade, amizade essa que começou a pouco mais de dois anos, churrascos, bares, enfim, momentos que se eternizam na memória.

O porquê estou escrevendo tudo isso, nada com nada, tudo com tudo, enfim, não sei, mas meu coração está triste, por perder mais um amigo. 

Minha vizinha não sorrirá como antigamente, por um tempo desacreditará da vida, por um tempo questionará Deus e por toda sua vida sofrerá com essa dor que somente uma mãe que perdeu um filho pode decifrar.

Aos amigos e familiares meus verdadeiros sentimentos.

Que Deus nos conforte e nos dê força para segurarmos as mãos dos irmãos, irmãs, sobrinhos, primos e principalmente de sua mãe.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

POR DETERMINAÇÃO DO PROMOTOR "TOQUE DE RECOLHER" SERÁ IMPLANTADO EM ALTO TAQUARI

Foto:Assessoria Prefeitura Muncipal
Preocupado com o aumento da criminalidade e do tráfico no município de Alto Taquari, o promotor de justiça, João Batista de Oliveira, convocou uma reunião que contou com a presença de alguns representantes do legislativo, do judiciário, das Polícias Civil e Militar e o Conselho Municipal de Segurança (Conseg) que é formado por empresários, lojistas e cidadãos comuns do município.
A reunião teve como finalidade buscar ações que visam à diminuição da violência no município. Segundo informação de quem participou da reunião, o promotor solicitou que a prefeitura de Alto Taquari criasse um projeto municipal de segurança no prazo de cinco dias a contar do dia 24 de outubro, data esta que a reunião foi realizada e o projeto deverá ser aprovado o mais rápido possível pela Câmara de Vereadores.
Ainda segundo as informações obtidas pela reportagem, o juiz da comarca Luiz Felipe Lara que estava presente na reunião cobrou mais frequência na realização de blitz e operações de combate a violência realizada pela Polícia. Para que essas ações sejam eficientes será realizada a aquisição de equipamentos como bafômetros e contratação de fiscais para auxiliarem os policiais durante as rondas noturnas.
A exigência do promotor foi atendida pela Prefeitura Municipal que encaminhou nesta terça-feira (29) para votação na câmara de vereadores o projeto com as novas leis de segurança municipal, e o que tudo indica será aprovado o mais rápido possível. Esta nova lei que será aprovada por exigência da promotoria, visa à melhoria de vida e a segurança dos taquarienses.
Após aprovação a mesma proibirá o comércio local de venderem bebidas alcoólicas após um determinado horário da noite, horário que deverá constar na nova lei que após aprovada será apresentada a população. Outro artigo da lei exigirá dos promotores de eventos cópia do contrato com empresas de seguranças legalizadas e somente após a apresentação deste, que o alvará tanto da Prefeitura, do Corpo de Bombeiro e do Fórum serão expedidos, liberando assim a realização da festa. A população fica dividida quanto à aprovação desta nova lei municipal. “Eu concordo, pois esta ação diminuirá o índice das brigas nos bares”, disse a enfermeira Dariane Antkiewicz.
“Acho que não funciona, porque se eles definirem a venda de bebidas alcoólicas até 22h, os clientes irão consumir até o horário definido e depois compram e vão beber em algum lugar afastado. Acredito que seja necessário fazer um trabalho de prevenção, conscientização e fiscalização”, concluiu a revendedora  Marcia Katsuyama.
Fonte: Agora MT/Aparecido Marden

INEP DIVULGA OS GABARITOS DAS PROVAS DO ENEM 2013

Resposta dos cadernos de prova são divulgados.
Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem consultar o gabarito na internet. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) acaba de divulgar as repostas dos cadernos de prova. O resultado final do exame será divulgado apenas na primeira semana de janeiro.
Mesmo com o gabarito em mãos os candidatos não conseguirão saber a nota que tiraram, porque o sistema de correção do Enem usa a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), ou seja, o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item. Assim, um item que teve grande número de acertos será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos e o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.
Nas redes sociais, durante a tarde, a ansiedade era grande: “quarta-feira chega logoo… #gabaritoenem”, escreveu uma usuária do Facebook. Muitos recorreram a gabaritos extraoficiais de cursinhos ou veículos de comunicação. Alguns ficaram satisfeitos, outros, nem tanto: “Arrasada! #gabaritoenem”, comentou uma usuária do Twitter.
O Enem foi aplicado no último final de semana a mais de 5 milhões de estudantes em 1,1 mil cidades em todo o país. No primeiro dia (26), eles responderam a 90 questões a questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza (química, física e biologia). No segundo dia (27), foram 180 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, além da redação.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

INTERNAUTAS VÃO ESCOLHER UMA SEMIFINALISTA DO MISS UNIVERSO 2013

A Miss Brasil 2013, Jakelyne Oliveira
A partir desta quinta-feira (28), os internautas têm a missão de escolher uma semifinalista do Miss Universo 2013.
Até o dia 8 de novembro, é só entrar no site www.missuniverse.com e votar na sua candidata preferida apenas colocando um e-mail válido. O Editor do UOL Tabloide vai gastar o dedo votando na brasileira! Você não?!?
A final do Miss Universo acontece no dia 9 de novembro em Moscou, na Rússia, e será transmitida ao vivo, aqui no Brasil, pela Band e pela TNT, a partir das 16h. São 86 candidatas tentando ser a sucessora da americana Olivia Culpo.
Apenas duas brasileiras já venceram o Miss Universo, Ieda Maria Vargas, em 1963, e Martha Vansconcellos, em 1968. Será que agora teremos a coroa com a mato-grossense Jakelyne Oliveira?

Leia mais.
Fonte: Uol Notícias 

TÚMULO DE JOVEM GAY VIRA SANTUÁRIO NO CHILE

Daniel Zamudio, 24

O túmulo de um jovem homossexual morto depois de ser atacado por quatro homens em 2012 se transformou em um santuário no Chile.

A gaveta temporária que abriga o corpo de Daniel Zamudio no Cemitério Geral de Santiago está coberto de frases como "Dani lindo, anjinho bonito, cuide de nós", ou "Daniel, onde estiver, rogue por nós. Respeito para você", "Cuide de nós e nos liberte, nos ajude a seguir em frente".

O jovem morreu em 2012 aos 24 anos, depois de ser atacado por quatro homens em um parque no centro da capital chilena. De acordo com o veredito dado em outubro, os agressores agiram com "crueldade extrema e total desprezo pela vida humana".

comoção causada pelo crime levou à aprovação de uma lei contra a discriminação que leva o nome de Zamudio. No entanto, esta lei não tem aplicação retroativa.

Por isso, os agressores responsáveis pela morte de Zamudio não enfrentarão o agravante de discriminação pela condição sexual. A promotoria pede penas que variam entre oito anos e prisão perpétua para os agressores e a condenação deve ser determinada no dia 28 de outubro.

Leia aqui toda a reportagem.

Fonte: Uol Notícias

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

NOVA DECISÃO JUDICIAL PODERÁ SER FAVORÁVEL A TELEXFREE

Carlos Costa, da Telexfree, em publicação que comemora a nova decisão judicial
O Ministério Público do Acre (MP-AC) teve um recurso negado nesta quinta-feira (24), e deu àTelexfree uma oportunidade de comemorar o que considera uma nova vitória no processo em que é acusada de ser uma pirâmide financeira . A Justiça manteve a interpretação de que os promotores terão de provar que o negócio é ilegal. 
Em decisão, Thaís Khalil, juíza da 2ª Vara Cível de Rio Branco, reafirmou, entretanto, que os negócios da Telexfree têm indícios de serem uma pirâmide financeira.
Numa ação civil pública que chegou à Justiça no início de julho, os promotores pedem que a Telexfree seja reconhecida como uma pirâmide financeira – o que é ilegal – e obrigada a devolver o dinheiro de quem investiu no negócio. 
Estima-se que 1 milhão de pessoas – chamados de divulgadores – tenham aderido à Telexfree, que prometia lucros expressivos na venda de pacotes de telefonia VoIP , na colocação de anúncios na internet e no recrutamento de mais gente para a rede.
Os representantes da Telexfree negam irregularidades. 
Inversão do ônus da prova 
Inicialmente, ao analisar a ação civil pública, a juíza determinou que a Telexfree deveria provar a sua inocência. Essa interpretação, chamada de inversão de ônus da prova, é comumente aplicada em casos que envolvem consumidores.
No início de outubro, entretanto, Thaís reviu essa decisão, e atribuiu aos promotores a responsabilidade de provar as irregularidades , como é comum em outros casos.  Essa mudança decorreu do fato de a juíza ter entendido qu a relação entre os divulgadores e a Telexfre não é fundamentalmente de consumo.
O MP-AC recorreu da decisão com o argumento de que não havia pedido a inversão do ônus da prova, e que a juíza foi contraditória ao negar que a relação seja fundamentalmente de consumo mas reconhecer existir alguma relação de consumo entre divulgadores e empresa.
Nesta quinta-feira (24), a Justiça negou o recurso do MP-AC. A promotora Alessandra Marques, responsável pelo caso, minimizou a derrota.
"Não muda nada na prática, porque temos provas", disse Alessandra ao iG . "Aliás, é interessante ver a empresa não querer provar que age licitamente."
Audiência 
A juíza também agendou para o dia 14 de novembro a audiência de conciliação obrigatória entre a Telexfree e os promotores. A chance de acordo é baixa, uma vez que, para o MP-AC, o único acordo possível envolverá a extinção da empresa e o ressarcimento dos divulgadores.

Fonte: Economia IG

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

VACINADOS CONTRA GRIPE TÊM MENOS PROBLEMAS CARDÍACOS

Foto Google
A vacina de gripe pode fazer mais do que prevenir a infecção. Uma pesquisa publicada no "Journal of the American Medical Association" mostra que pessoas vacinadas tiveram menos risco de sofrer problemas cardíacos no ano seguinte à imunização do que quem recebeu uma injeção com placebo.

A relação valeu especialmente para quem tinha tido problemas cardíacos recentemente. "Se ainda há pessoas que por qualquer motivo não tomam a vacina ou acham que não precisam, essa é mais uma demonstração de por que ela ajuda", afirmou Jacob Udell, líder do estudo, da Universidade de Toronto.

Estudos anteriores mostram que pessoas que ficam gripadas têm maior risco de sofrer derrame, falência cardíaca e doenças cardíacas. A infecção pode causar inflamação pelo corpo todo e piorar problemas cardíacos preexistentes.

O novo estudo analisou trabalhos anteriores com 6.735 participantes, a maioria na faixa dos 60 anos e um terço com histórico de doenças cardíacas.
No total, 3% dos que receberam a vacina tiveram infarto ou derrame no período de um ano. Entre os não vacinados, 5% tiveram problemas.

Entre as pessoas que haviam tido problemas cardíacos recentemente, a diferença foi maior.
Cerca de 10% dos vacinados cardíacos tiveram problemas após a vacina, enquanto que 23% dos não vacinados sofreram eventos cardiovasculares.

Fonte: Folha De São Paulo

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

SENADO APROVA ATENDIMENTO DOMICILIAR DO INSS A IDOSOS DOENTES

Idos provavelmente comemoram este projeto. 
O Senado aprovou nesta quarta-feira (23) projeto que obriga a realização de atendimento domiciliar por órgãos públicos para idosos que estejam enfermos. O texto acaba com a exigência para que os idosos compareçam aos órgãos pessoalmente para resolver problemas burocráticos do seu interesse ou da própria instituição --como a perícia médica do INSS.

O atendimento domiciliar é assegurado nos casos em que o assunto é de interesse do órgão público --que fica responsável por realizar o contato com o idoso para a ida à sua residência. Nos casos em que o interesse for do idoso, ele fica autorizado a se representar por um procurador legalmente constituído.

O atendimento domiciliar fica obrigatório nos casos de perícia médica do INSS ou expedição de laudo médico de saúde necessário para o exercício de seus direitos sociais ou isenção tributária. O laudo deve ser emitido, segundo o texto, pelo serviço público ou privado de saúde que integre o SUS (Sistema Único de Saúde).

Como o projeto foi aprovado em caráter terminativo pela Comissão de Direitos Humanos do Senado, ele segue para sanção da presidente Dilma Rousseff se não houver recurso para ser analisado no plenário da Casa.

Há uma norma do INSS que determina a realização de perícia médica do segurado no hospital ou em sua residência, mas como a regra nem sempre é cumprida, os congressistas querem torná-la uma determinação legal.

"Essa instrução normativa do INSS é norma interna, infralegal, por conseguinte precária e sujeita à disposição dos governantes de ocasião, daí a necessidade de consolidar na legislação infraconstitucional o direito objetivo do idoso enfermo", disse o relator do projeto, senador Roberto Requião (PMDB-PR).

Autora do projeto, a deputada Rebecca Garcia (PP-AM) disse que seu objetivo é preservar a saúde do idoso ao evitar o seu deslocamento, enfermo, a órgãos públicos. "Lembramos do episódio lamentável em que o INSS obrigou todos os aposentados, num curto período de tempo, a comparecer pessoalmente nas longas e conhecidas filas daquela instituição para recadastramento dos benefícios. Somos a favor do recadastramento, mas ele deve ser feito em condições que não prejudiquem os aposentados", afirmou.

Rebecca Garcia disse que, como a legislação brasileira concede aos idosos benefícios como isenção de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para aquisição de veículos e isenção de Imposto de Renda sobre proventos de aposentadorias e pensões, a "burocracia" para o acesso ao benefício acaba deixando o idoso sem recebê-lo.

"Tal dificuldade é mais acentuada entre os idosos enfermos que, além das restrições impostas pela doença, possuem as limitações naturais decorrentes da idade avançada", disse a deputada.

Fonte: Folha de São Paulo 

terça-feira, 22 de outubro de 2013

"BARRIGUINHA SALIENTE " CONHEÇA OS ALIMENTOS QUE PROVOCAM ESTA DISTENSÃO ABDOMINAL

Feijão.
Uma barriguinha saliente pode ter diversas causas: herança genética, alteração hormonal,retenção de líquido, excesso de peso, má postura. Mas certos alimentos também levam a uma incômoda distensão abdominal.
”Alimentos formadores de gases (como feijão, frituras, pães, enlatados), gordurosos e com excesso de sal podem aumentar o volume da barriga”, diz a nutricionista funcional Elaine de Pádua, diretora da clínica DNA Nutri, de São Paulo.
É importante ter atenção na hora de consumi-los, porque, além da questão estética podem provocar desconforto físico.
“O bom é que eles podem ser substituídos por opções mais saudáveis”, diz a nutricionista Paula Gandin, de São Paulo, membro da diretoria do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional (CBNF).
A seguir as especialistas fazem um raio X desses alimentos e apontam caminhos que colaboram com uma barriga mais chapada.
Pão branco e massas: alimentos feitos com a farinha refinada fornecem um carboidrato suscetível a fermentação e produção de gases que levam à distensão abdominal. “Pessoas com hipersensibilidade ao glúten (proteína presente no trigo) ou com doença celíaca podem apresentar ainda sintomas como a flatulência. Nestes casos, a melhora ocorre com uma dieta de eliminação que deve ser avaliada por um profissional de saúde capacitado”, esclarece Paula Gandin. Sugestão saudável:opte por pães e massas integrais, ricos em fibras.
Açúcar: a sacarose propicia o desenvolvimento da disbiose intestinal (desequilíbrio da flora do intestino), fazendo com que as bactérias benéficas diminuam e as bactérias prejudiciais proliferem, podendo levar à distensão. “O excesso também se transforma em energia de reserva e aumenta a quantidade de gordura abdominal”, diz Elaine de Pádua. Sugestão saudável: tente abandonar o uso excessivo de açúcar e, aos poucos, descubra o sabor natural dos alimentos.
Bebida alcoólica: o álcool aumenta a permeabilidade da mucosa do intestino, aumento o quadro de desequilíbrio da flora (bactérias) intestinal, podendo levar ao aumento de volume abdominal.Sugestão saudável: evite o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.
Refrigerante: estufa a barriga por causa da presença do gás e pelo açúcar contido em algumas bebidas. Sugestão saudável: prefira sucos de frutas naturais.
Feijão: alguns carboidratos (oligossacarídeos) presentes no feijão escapam da digestão e são metabolizados pelas bactérias presentes na parte baixa do trato digestório, podendo causar gases e flatulência.
“Muitas vezes, são apenas observados os fatores negativos da flatulência, no entanto esses ácidos produzidos na fermentação estimulam os movimentos peristálticos do intestino e, assim, evitam a constipação”, esclarece Paula Gandin. Sugestão saudável: eliminar o alimento da dieta não é uma boa opção, devido ao grande valor nutricional. Deixar de molho e trocar de tempos em tempos a água dos grãos, antes de cozinhar, ajudam a reduzir o problema da formação de gases.
Repolho e couve-flor: esses vegetais são da família das brássicas, nas quais estão presentes compostos sulfurados capazes de aumentar a produção de gases. Sugestão saudável: seu consumo não deve ser desestimulado, pois muitas pesquisas mostram seus efeitos positivos na prevenção de doenças crônicas.
“Pessoas muito sensíveis podem evitar comer na mesma refeição dois ou mais tipos de brássicas (como brócolis, couve-manteiga, couve de bruxelas e nabo, entre outros)”, diz a nutricionista Paula.
Pimentão verde: durante o processo de amadurecimento os pimentões variam de cor, indo do verde ao amarelo ou vermelho. Os verdes são colhidos antes da maturação e como estes vegetais só amadurecem no pé, não mudam a tonalidade. No entanto, para muitas pessoas o pimentão verde pode ser de difícil digestão quando comparados aos outros.
“Alimentos mal digeridos podem causar estufamento e até formação de gordura devido ao processo inflamatório instalado”, diz Elaine de Pádua. Sugestão saudável: prefira pimentão amarelo ou vermelho.
Laticínios: para quem tem intolerância a lactose consumi-los pode gerar flatulência e diarreia.Sugestões saudáveis: leite de cereais (quinoa, arroz); leite de sementes (gergelim, girassol); leite de oleaginosas (amêndoas, castanha-do-pará); extrato de soja. “A introdução desses alimentos deve ser avaliada por um nutricionista a fim de garantir, por meio de toda a dieta, o aporte diário adequado de vitaminas e minerais”, explica Paula Gandin.
Produtos industrializados (bolacha, refrigerante, macarrão pronto, embutidos): substâncias químicas presentes nestes alimentos sobrecarregam o fígado e a vesícula. “Isso aumenta as chances de armazenar gordura principalmente no abdome, já que nesta região temos mais receptores de insulina que dão o comando para armazenar gordura”, explica a diretora da clínica DNA Nutri.Sugestões saudáveis: opte por frutas e alimentos naturais, integrais, sem corantes ou conservantes.
Confira outras dicas para uma barriguinha mais enxuta:
- Mastigue lentamente os alimentos. Mastigar mais vezes ajuda a emagrecer

- Evite beber líquidos em excesso durante as refeições 
- Prefira alimentos integrais ricos em fibras 
- Tenha o hábito de tomar água ao longo de todo o dia 
- Pratique atividade física: além de queimar calorias isso ajuda no bom funcionamento do organismo de maneira geral. Conheça os Programas de caminhada e corrida do iG
- Aumente o consumo de alimentos diuréticos, como erva doce, salsão, coentro, berinjela, endívias, alho, limão, noz-moscada, cebola, salsa, hortelã, abacaxi, melancia e maracujá

Fonte : IG 

domingo, 20 de outubro de 2013

MASTURBAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA PODE PROVOCAR DISTÚRBIOS COMO A EJACULAÇÃO PRECOCE NA FASE ADULTA


Pesquisa constatou que 25,6% dos homens na faixa entre 26 e 40 anos têm ejaculação rápida


O estudo realizado em 2002 sobre a vida sexual do brasileiro, idealizado e coordenado pela médica psiquiatra Carmita Abdo, fundadora do ProSex – Projeto de Sexualidade do Hospital das Clínicas, constatou que 25,6% dos 831 homens pesquisados, na faixa entre 26 e 40 anos, têm ejaculação rápida. Dos 749 homens que relataram ejaculação rápida, 44,6% ejaculam logo após a penetração.

Os resultados gerais mostram uma presença significativa dessa disfunção sexual masculina em nossa população e em todas as faixas etárias. Porém, muitos homens desconhecem o problema, principalmente no caso dos jovens, que acham normal a maneira como “funcionam”.

Podemos considerar como ejaculação rápida quando ela acontece antes, durante ou logo após a penetração, independente da vontade do homem. Em decorrência disso, ele não consegue satisfazer a parceira em pelo menos 50% das relações sexuais, já que a mulher precisa de maior tempo para atingir o orgasmo.
 
Problemas orgânicos podem ser uma das causas da disfunção, como certas doenças neurológicas. Mas, os aspectos psicológicos e comportamentais são os mais comuns. A ansiedade é a causa principal, geralmente associada a diversas situações: preocupação com o desempenho sexual, sentimentos de culpa, problemas financeiros e de relacionamento do casal, entre outros.

 A prática da masturbação concomitante a um quadro ansioso, na fase da puberdade, pode levar à disfunção. Um exemplo disso ocorre quando o adolescente se masturba rapidamente, no banheiro ou em seu quarto, e quer chegar logo ao gozo com medo de ser surpreendido ou importunado. Homens que têm transas rápidas durante um bom tempo também podem acabar perdendo o controle ejaculatório, além de experimentar uma diminuição do prazer.
Com o passar do tempo e tendo transas frustrantes, mais ansiosos os homens ficam, maior quantidade de adrenalina produzem e mais rapidamente ejaculam.

Caro leitor, pelo que descreveu esse é seu caso. Você já usou medicamentos, talvez antidepressivos para diminuir o nível de ansiedade, mas de nada adiantaram.
Para o êxito no tratamento, em muitos dos casos combinamos uma medicação com a terapia sexual. A partir de técnicas científicas e específicas, o homem desenvolve recursos para lidar com sua ansiedade, faz um treino para adquirir o controle ejaculatório e elabora questões ligadas às causas psicológicas, emocionais ou comportamentais que deram origem ao problema. Procure um (a) terapeuta sexual e faça uma avaliação.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

INTERESSEIROS TÊM COMPORTAMENTOS PARECIDO; CONHEÇA DEZ ATITUDES

 
Os personagens interesseiros de "Amor à Vida": Leila (à esq.), Félix e Aline
Você já reparou na quantidade de interesseiros que existe em "Amor à Vida"? Leila (Fernanda Machado) não sossegou enquanto não convenceu o namorado, Thales (Ricardo Tozzi), a seduzir Nicole (Marina Ruy Barbosa), para ficar com a herança da milionária; Aline (Vanessa Giácomo) apostou nos atributos físicos para encantar César (Antônio Fagundes), com a intenção de tomar a fortuna do médico; Félix (Mateus Solano) prejudica a irmã Paloma (Paolla Oliveira) e engana a mãe Pilar (Suzana Vieira) em busca do cargo de presidente do hospital San Magno.

Embora com objetivos distintos, os personagens vêm usando artimanhas semelhantes em busca do que querem na trama de Walcyr Carrasco. Longe da TV, os interesseiros também mentem e criam intrigas para convencer os outros a fazerem o que desejam. As motivações são as mais variadas possíveis: puxar o tapete do colega no trabalho, obter um cargo de chefia, seduzir alguém, desfrutar de bens materiais ou do status do outro. Nem sempre é fácil identificar alguém interesseiro, mas, prestando atenção a alguns comportamentos, dá para ficar com as antenas mais ligadas e se proteger. Veja dez atitudes comuns:
 
1. Forçar a aproximação: os interesseiros costumam fazer amizade com suas vítimas praticamente "na marra". Para isso, alegam ter interesses parecidos com os da pessoa, dizem gostar das mesmas coisas e até mentem sobre determinados fatos para fingir que têm algo em comum. Exemplo: "Jura que você foi nesse show? Eu também estava lá!". Segundo a psicóloga Maria Teresa Messeder Andion, especialista em neuropsicologia, o objetivo é forjar uma empatia imediata. "O interesseiro demonstra ser um amigo que estará presente em todos os momentos", diz.

2. Identificar os pontos fortes e fracos: além de coletarem informações sobre tudo aquilo que faz parte da vida de seu alvo, como gostos pessoais, hobbies e horários, os interesseiros têm faro apurado para descobrir o que atrai e repele seus "amigos". Esses dados são armazenados e usados nos momentos oportunos. Um bom exemplo aconteceu em "Amor à Vida": ao saber que César despreza quem só pensa em dinheiro, Aline fez questão de parecer humilde.

3. Manipular para conseguir o que quer: a manipulação é a regra de ouro do manual dos interesseiros. "Sorrateiramente, eles levam os outros a tomar decisões e atitudes que, de algum jeito, vão beneficiá-los. E isso inclui posturas antiéticas", expõe Maria Teresa. Seu poder de convencimento é tão bom –afinal, eles falam exatamente o que os outros querem ou precisam ouvir– que as pessoas acabam acreditando que a iniciativa foram elas mesmas que tiveram.

4. Falar pouco de si: a primeira razão para agir assim é simular que não se sentem importantes nem têm nada interessante a dizer e, assim, concentrar energias no alvo. A segunda é evitar cair em contradição e revelar sem querer suas reais intenções. "Se a vítima em potencial sente uma leve desconfiança e começa a observar o outro com maior cuidado, pode começar a achar alguns comportamentos estranhos", explica a psicóloga e psicanalista Margareth Neves Montenegro.

Confira aqui as outras atitudes.

Fonte: Uol Mulher

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

EM ALTO ARAGUAIA POLICIAIS MILITARES DO 15º BATALHÃO RECEBEM NOVOS UNIFORMES

 Assessoria 15º BPM / Réulliner Rodrigues

15° BPM Alto Araguaia

 No lugar do azul petróleo, o cinza bandeirante é a cor que compõe o novo uniforme da Polícia Militar de Mato Grosso. O fardamento visa proporcionar conforto e harmonia aos policiais devido ao clima do estado. No 15º BPM de Alto Araguaia, as instruções e informações para o uso da nova roupagem aconteceu na manhã desta quinta-feira, 17/10.

O Governo do Estado de Mato Grosso realizou a compra do novo uniforme cuja troca ocorrerá de Soldados à Coronéis. Cada um receberam dois conjuntos operacionais, composto por calça, camiseta, cinto, gorro, gandola e coturno.
 Segundo o Comandante do 15º Batalhão, Major PM Fernando Augustinho, todo esse processo dá uma nova imagem à Polícia Militar do Estado. “Através de vários estudos foi constatado que o antigo uniforme não favorecia uma aproximação ideal da sociedade com a PM .  A nova roupagem diz o contrário. A cor é mais leve, aproxima as pessoas, e o conforto aos policiais é maior” destaca o Comandante. 


A padronização é analisada desde 2010, quando iniciou uma ampla pesquisa e um estudo realizado por uma Comissão de oficiais da PM. A nova farda segue os critérios especificados no decreto nº 1.400/2012, que abrange 70 composições de uniformes de todas as unidades policiais e especializadas.

O uso do novo uniforme ocorrerá a partir do dia 6 de novembro deste ano.

PROJETO AUTORIZA O VETO DE HOMOSSEXUAIS EM CULTOS RELIGIOSOS

Alan Sampaio / iG Brasília
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, presidida pelo deputado Marco Feliciano (PSC-SP), aprovou nesta quarta-feira (16) o projeto de Lei 1411/11, que livra os templos religiosos da lei de discriminação e os autoriza de vetar casamento gay, batizado de filhos de casais homossexuais e outras cerimônias religiosas. A proposta permite ainda que padres e pastores não aceitem a presença de gays em seus cultos.
O objetivo do projeto é evitar que os religiosos sejam criminalizados caso se recusem a aceitar homossexuais em seus templos.
O autor da proposta, deputado Washington Reis (PMDB-RJ), justifica a mudança na lei 7.716/89, que define os crimes resultantes de preconceito, alegando que é preciso garantir o princípio da liberdade de consciência e de crença. Atualmente, a lei estabelece que praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional é crime, sujeito à pena de reclusão de um a três anos e multa.
Reis afirma na justificativa do projeto: “Não obstante o direito que assiste as minorias, na legítima promoção do combate de toda e qualquer forma de discriminação, há que se fazê-lo sem infringir outros direitos e garantias constitucionais e sem prejudicar princípios igualmente constitucionais. Aliás, a promoção de uma sociedade sem discriminação é dever de todos os cidadãos, conforme inciso IV do art. 3º da Constituição Federal, pelo que constitui objetivos fundamentais da República brasileira.”

Fonte: IG

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

JADE MAGALHÃES NO MAKING OFF DO ARQUIVO CONFIDENCIAL

Foto Divulgação 
No último domingo (13), os fãs do cantor sertanejo Luan Santana se emocionaram com as homenagem feita a ele no quadro " arquivo confidencial" no programa do Faustão . 

Agora as fãs do cantor poderão  se emocionarem com um vídeo de aproximadamente 04 minutos  publicado na página do programa, onde mostra os bastidores do quadro ou melhor, o making of da namorada do cantor, Jade Magalhães.

Se você ainda não viu, poderá conferir aqui o vídeo. 

Fonte: G1

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO : 10 ALIMENTOS QUE MELHORAM O HUMOR

Banana: Rica em carboidrato e triptofano, que ajudam na formação da serotonina, hormônio da felicidade. Foto: ig
No Dia Mundial da Alimentação, comemorado nesta quarta (16 de outubro), o iG mostra que o chocolate não é a única opção ao menor sinal de tristeza, estresse ou irritação. 
A nutricionista Flávia César Raduan, especialista em Medicina Biomolecular e fisiologia pela Sociedade Brasileira de Medicina Biomolecular pesquisou os alimentos com potencial para melhorar o humor. Ela encontrou 10 exemplos que, além de darem uma levantada no astral, são nutritivos e alguns nem tão calóricos como o chocolate.
Confira a lista completa aqui .
Fonte: IG

terça-feira, 15 de outubro de 2013

MAIS DE 30 CIDADES DE MT NÃO DEVEM ALTERAR RELÓGIO NO HORÁRIO DE VERÃO

A partir da meia noite do dia 20 de outubro inicia o horário de verão 2013 no país e os relógios deverão ser adiantados em uma hora. Em Mato Grosso, 32 municípios que integram a região do Araguaia não devem aderir à mudança de horário, segundo a Companhia de Energia Elétrica do Estado (Cemat). Isso porque, regularmente, essas cidades acompanham o fuso oficial de Brasília, que é uma hora acima do horário local da maioria dos municípios de Mato Grosso.
O Gerente de Operação do Sistema da Cemat, Teomar Magri, ressaltou em entrevista ao G1 que, sob a perspectiva de redução de consumo, as cidades do Araguaia influenciam pouco no total que o estado economiza durante o período do horário de verão. Segundo a Cemat, a queda no consumo é mínima devido ao reduzido número de habitantes das cidades da região.
Outro fator apontado pela empresa é a pequena quantidade de indústrias localizadas no Araguaia se comparado com as regiões sul e norte do estado, que são mais desenvolvidas economicamente.
O horário de verão deve terminar no dia 16 de fevereiro de 2014. Porém, a Cemat não informou qual a perspectiva de redução no consumo de energia e na demanda de potência para 2013/2014.
Na edição anterior do horário de verão, a Cemat registrou uma redução de 4,06%. De acordo com Teomar Magri, o esperado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) é uma redução de 4 a 5%. A redução na demanda em Mato Grosso foi de 56 Megawatts (MW), o que equivale a desligar, no horário de ponta, dois municípios do porte de Cáceres (aproximadamente 90 mil habitantes).
Questão cultural 
Barra do Garças , uma das maiores cidades da região Araguaia, é uma das cidades que não aderem o horário no estado. De acordo com o prefeito da cidade, Vanderlei Farias, a população está acostumada a usar habitualmente o horário de Brasília devido à proximidade com o estado de Goiás. Ele também pontuou que o horário - semelhante ao de Brasília e diferente do restante do estado - não gera transtornos à população.

Além de Barra do Garças, conforme a Cemat, estes são os municípios que não vão aderir ao horário de verão 2013: Água Boa, Alto da Boa Vista, Alto Araguaia , Alto Taquari , Araguaiana , Araguainha , Bom Jesus do Araguaia , Campinápolis , Canabrava do Norte , Canarana, Cocalinho , Confresa , General Carneiro, Luciara , Nova Nazaré , Nova Xavantina , Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim , Pontal do Araguaia , Ponte Branca , Porto Alegre do Norte , Querência , Ribeirão Cascalheira , Ribeirãozinho , Santa Cruz do Xingu , Santa Terezinha, São Félix do Araguaia , São José do Xingu , Serra Nova Dourada, Torixoréu e Vila Rica.

Fonte : G1

ENDIVIDADOS PODEM LIMPAR NOME PELA INTERNET ATÉ DEZEMBRO

Um aperto de mão negociável 
A Serasa promove, até o final do próximo dia 20 (meia noite), o Feirão Limpa Nome. Participam do evento 26 credores: Anhanguera Educacional, Autotrac, Banco Pan (Panamericano), Banco da Amazônia, Bandeirante Energia, Banco Bradesco, Bradesco Cartões, BradesCard, Bradesco Financiamentos, Bonasa, Cartão Americanas, Cartão Extra, Cartão Marisa, Cartão Ponto Frio, Cartões American Express, CredSystem, GVT, Hipercard, Itaucard, Losango, Luizacred, Omni Financeira, Porto Seguro Cartões, Santander, Santander Financiamentos e SuperMaia.
O site onde ocorre a renegociação ficará disponível durante 24 horas (algumas empresas, porém, estabelecem certos horários de atendimento). Basta acessá-lo e preencher um cadastro, onde devem ser informados dados como CPF, telefone, e-mail, nome completo e data de nascimento. Em seguida, o consumidor é direcionado a uma página onde estão relacionadas todas as empresas participantes do Feirão com as quais ele possui alguma dívida pendente e que constam na base de dados da Serasa.
Ao clicar no nome da empresa surge uma página apresentando as dívidas que o consumidor tem em aberto e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat). O consumidor poderá entrar em contato diretamente com as empresas para negociar descontos na dívida, com condições de pagamento diferenciadas.
Em alguns casos, o boleto pode já estar disponível, a partir de uma proposta da própria empresa. Se o consumidor aceitar as condições, basta pagá-lo. Todo o processo é gratuito.
Já a Boa Vista Serviços oferece seu mutirão online, dentro da Campanha Nacional Acertando Suas Contas, até o dia 14 de dezembro. Ao acessar o site do mutirão online é preciso fazer uma pesquisa de CPF por meio do preenchimento de um cadastro. Nele, devem constar dados como CPF, nome completo, nome da mãe, e-mail, telefone, data de nascimento e CEP de residência.
Se houver débitos em seu nome, o consumidor poderá visualizar as propostas de negociação das empresas credoras, já com boletos disponíveis para pagamento. Caso não aceite a proposta da empresa, haverá dados de contato disponíveis para que o consumidor consiga fazer uma contraproposta. Algumas empresas disponibilizam apenas os contatos do canal de renegociação. A Boa Vista não divulgou a relação de empresas participantes.
Segundo a Serasa Experian, antes de negociar com o credor, o inadimplente deve se preparar, colocando na ponta do lápis todas as suas despesas fixas e as dívidas já assumidas ou previstas. Assim, ele consegue determinar quanto sobrará para pagar a nova parcela e estabelecer as condições de pagamento que cabem no seu orçamento.

Fonte: Exame

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

HÁ 43 ANOS ALUNOS DA ESCOLA RURAL MISTA COMEMORAVA O DIA DOS PROFESSORES EM ALTO TAQUARI

Professora Alda com 20 anos, indo dar aula . Foto Binoculo
O feriado do dia dos professores é comemorado todo dia 15 de outubro e foi oficializado através do Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963, o que tornou o feriado nacional  escolar.

Enquanto em algumas partes do Brasil se comemorava o dia dos professores, Alto Taquari pôde comemorar pela primeira vez sete anos mais tarde, ou melhor, só em 1970, quando Alda José de Souza, começou a lecionar para uma turma inicial de 28 alunos, na primeira escola do município, Escola Rural Mista, onde cursava alunos da 1ª a 4ª série em uma única sala, pois não havia professores suficientes.

Segundo relatos da professora, naquela época os alunos chegavam a cavalo para assistirem as aulas e ficavam o dia todo, “à noite as aulas eram lecionada para os mais velhos na maioria mobrau, ou seja, analfabetos e,  lecionava com a luz de lamparinas”, lembra.

A primeira escola do município funcionava onde hoje é o prédio da Exatoria, no centro da cidade. “Ali tinha uma área aberta, uma sala onde funcionava a sala de aula e a casa do professor, as paredes eram de adobo”, ressalta a professora.

Respeitando o horário do recreio, os alunos recebiam merenda que era feita na casa da dona Maria Auta Medeiros, onde a mesma levava na cabeça até chegar na escola onde  distribuía para os alunos.

No ano que a palmatoria fazia toda diferença, os alunos da professora Alda não escapavam. “Naquela época os alunos tinham que saber a tabuada e o alfabeto, caso era feita a pergunta e o aluno não soubesse responder, e o colega respondesse corretamente, ele pegava e dava algumas palmatorias na mão daquele que errou”, revela.

Em seu currículo, carrega a marca das dificuldades em lecionar e hoje sente orgulho de ver muitos de seus alunos se destacando no mercado de trabalho, e relembra alguns que hoje são formados e atuam em diversas profissões como: dentistas, professores, farmacêuticos, bancários entre outros.

“Antigamente a educação era melhor, porque os pais ajudavam os professores, ajudavam nas tarefas, aquela época era difícil, mas os alunos obedeciam e respeitam os professores, até os idosos me respeitavam, os pais exigiam que dessem castigos”, concluiu.

A Tia Alda


Alda José de Souza, hoje é conhecida como a Tia Alda e  ainda mora no munícipio de Alto Taquari,  tem  63  anos, casada,  e formada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jales, na cidade de Jales no Estado de São Paulo, no dia 11 de dezembro de 1989.  No dia 24 de agosto de 1998 aposentou pelo Estado de Mato Grosso, por tempo de serviço. Atualmente a mesma participa do grupo de idosos Conviver.

Galeria de Fotos 

Lembranças e recordações em cada binoculo. 

Tia Alda procura as relíquias da época.

Os binóculos também guardam um pouco de história.
Retoma a procura nos álbuns.
Encontramos esta raridade, Tia Alda ao lado de professores em inicio de carreeira.


A memoria não nos permite lembrar em qual momento se passa essa foto, mas Tia Alda garante que é a formatura de uma de suas turma.