Rondonópolis é a segunda cidade com maior índice de novos casos de HIV na região Centro Oeste e segue na contramão da pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU) que aponta uma queda de 33% de novos infectados pela Aids em todo o mundo entre 2001 e 2012, incluindo crianças e adultos.
De acordo com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN NET) do Ministério de Saúde, em 2007 foram registrados no município 41 notificações e 70 ocorrências no último ano, sendo que em 2011 foram feitos 101novos registros. Este ano já conta com 58 novas notificações.
No ranking de taxa de incidência de casos notificados pelo SINAN, em 2000 foram registrados 21,3 por 100.000 habitantes e em 2011 este número saltou para 37,7. No ranking das 20 cidades do Centro Oeste com maiores incidências o 1º é ocupado por Primavera do Leste e também outros seis municípios do estado estão na lista, Cuiabá (3º), Cáceres (4º), Várzea Grande (6º), Tangará da Serra (13º), Sinop (15º) e Sorriso (20º).
De acordo com a Gerente do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde, Eliane Ormund, os dados da ONU levam em considerações países populosos e que não há uma busca mais eficaz e efetiva na procura por novos casos.
De acordo com o relatório da ONU atualmente cerca de 35 milhões de pessoas vivem com Aids no mundo.
Fonte: Agora MT
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.