;

Especiais

ALTO ARAGUAIA - "PÁGINAS RENDADAS ..."



         Irene Rezende, lança seu terceiro livro 

Prefeito dando início  ao cerimonial
          O cerimonial de lançamento contou com a presença, dos alunos da Unemat e alguns munícipes que foram convidados pela autora, através do radio e da televisão. A mesa do cerimonial foi composta pelo prefeito de Alto Araguaia Alcides Batista Filho, a professora e secretária de Cultura do município Maria Eugênia, o coordenador pedagógico do curso de letras Dr. Paulo Tafarello e a professora Mestre Lúcia Rezende responsável pela criação da capa.  

 “Páginas Rendadas Colhidas ao Amanhecer”, é o terceiro livro da autora. Ele recorda através de seus poemas divididos em cem páginas, o quanto a leitura é essencial na vida das pessoas e relembrar o passado pode ser prazeroso quando ele nos dá motivos para escrever.

 Após o cerimonial, Irene autografou e doou alguns exemplares de seu novo livro a todos os presentes. E o primeiro leitor do blog, que enviar um e-mail receberá um exemplar do livro autografado.
A autora e suas obras

Irene Severina Rezende
        Irene Severina Rezende perdeu o pai quando tinha apenas um ano de idade, foi criada com ajuda de seu avô. “Meu avô entendia que a mulher precisava apenas ler e escrever o nome, só para assinar os papéis quando fosse casar.” Relata. Sua vida educacional mudou quando sua mãe casou-se pela segunda vez, e seu padrasto a mandou para Goiânia. “Aos dez anos ganhei um concurso de redação, depois comecei a escrever, mas pensando estar escrevendo besteira rasguei todos meus textos” confessa a autora. Após a conclusão dos estudos em Goiânia voltou para Alto Araguaia.

        Rezende se formou na primeira turma do curso letras em 1992, pela Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat em Alto Araguaia. Começou trabalhando na Unemat como professora interina, mas no ano de 1998 passou no concurso público e assumiu como professora efetiva no campus de Sinop. Irene cursou o mestrado e doutorado na Universidade de São Paulo – USP, concluindo o doutorado em 2008.

        Sua primeira obra foi publicada em 2005, o livro de poemas “Prolongamento”. No ano de 2010 ela escreveu seu segundo livro, “O fantástico no contexto sociocultural do século XX: José J. Veiga (Brasil) e Mia Couto (Moçambique). Severina possui também diversos artigos científicos publicados em revistas literárias, de São Paulo, do Rio de Janeiro, Mato Grosso, Minas Gerais, entre outras.



Fotos: Suelen Alencar e Tharija Grisólia


Nenhum comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.